Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ideia

Projeto de lei propõe cabeamento subterrâneo de fios de energia em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Em Alto Boa Vista, postes de madeira acabaram inclinados pela força do vento, deixando moradores sem luz

O vereador Raul Fritsch (Republicanos) ingressou na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com um projeto de lei que dispõe sobre a colocação subterrânea do cabeamento de fios para a transmissão de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados, de televisão e outros. Segundo o parlamentar, a proposta vai ao encontro de mudanças que estão ocorrendo em diversas cidades do Brasil e do mundo.

“Ele visa, principalmente, garantir a segurança das pessoas, evitar a poluição visual que os fios ocasionam e fazer com que os serviços sejam prestados com qualidade”, justifica. Raul Fritsch salienta que não é razoável ver redes aéreas de fios, que, além do prejuízo estético, acarretam insegurança e contribuem para a má qualidade dos serviços, uma vez que são frequentes as interrupções decorrentes de furtos de fios, vandalismos e outros atos que afetam a fiação.

LEIA TAMBÉM: Fevereiro deve ser bem mais seco e quente do que janeiro; temperaturas vão se aproximar dos 40 graus

Publicidade

Outro ponto, segundo o vereador foram os recentes eventos climáticos que demonstraram que o cabeamento aéreo é muito frágil e não suporta as intempéries. Houve a ocorrência da falta de energia por rompimento e queda de fios, queda de postes, queda de árvores sobre a fiação, entre outros. “Isto provocou, além da falta de energia elétrica, a falta de água, a privação de importantes serviços públicos e privados. Isso tudo, causou prejuízos de milhões de reais ao setor público e privado”, salienta.

A proposta, salienta Raul Fritsch, além de evitar os prejuízos, favorece a toda população, inclusive as empresas prestadoras de serviços, que terão maior economia, pois a manutenção, o conserto e a reposição de fios nas redes subterrâneas será feita com mais segurança, agilidade e não haverá a necessidade de subir em postes e fazer outros procedimentos mais complicados, que eram necessários para ações em fios aéreos.

LEIA TAMBÉM: Fim de semana será de altas temperaturas em Santa Cruz; veja a previsão

Publicidade

O projeto deve tramitar por no mínimo duas sessões antes de estar em condições de ser votado no plenário da Câmara de Vereadores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.