Santa Cruz do Sul

Projeto de lei prevê pesquisa de satisfação em serviços da rede de saúde pública de Santa Cruz

O vereador Rodrigo Rabuske (PL) ingressou com um projeto de lei na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. O texto determina a disponibilização de meios para realização de pesquisa de satisfação em todos os estabelecimentos da rede de saúde que atendam através do SUS no Município.

A pesquisa de satisfação será facultativa, individual e realizada por meio de auto-atendimento, podendo ser disponibilizada através da instalação de equipamentos eletrônicos conectados à internet, conhecidos como totens, e/ou através de plataforma digital para celular, disponibilizados nas saídas das salas de espera, na recepção ou no saguão de entrada do estabelecimento de saúde.

LEIA TAMBÉM: Câmara de Santa Cruz promulga lei para fornecer aparelho de glicose de forma gratuita

Publicidade

Segundo Rodrigo Rabuske, a pesquisa tem o objetivo de coletar informação acerca do grau de satisfação do usuário quanto ao atendimento prestado, imediatamente após sua conclusão, ou, ainda, de registrar desistência com relação ao atendimento, caso ocorra. As instruções de uso, que deverão ser claras e concisas, ficarão fixadas nos totens e/ou locais de fácil visualização dos usuários.

A pesquisa de satisfação deverá coletar o horário e a data do início do atendimento; se foi realizada triagem do usuário, e ser informado o horário aproximado do atendimento na triagem; e o grau de satisfação do usuário em relação à equipe de triagem em uma escala de um, referente a péssimo, a cinco, referente a ótimo; se ocorreu atendimento do usuário por profissional médico, caso em que será informado o horário aproximado do atendimento; e o grau de satisfação do usuário em relação ao profissional médico igual à anterior; e o grau de satisfação do usuário em relação ao estabelecimento de saúde em que está ocorrendo o atendimento, de forma geral.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova projeto que concede folga remunerada a servidores no dia de aniversário

Publicidade

O vereador cita que os dados obtidos por meio das pesquisas de satisfação devem ser automaticamente e imediatamente transferidos via equipamento eletrônico, por meio digital, através da internet, e armazenados em servidor, de modo a permitir o acompanhamento dos índices de satisfação, em tempo real, pelas secretarias e pelas comissões competentes. Além disso, serão públicos e deverão ser disponibilizados à população quando solicitados, observado, em qualquer hipótese, o sigilo de informações sensíveis, bem como entre médico e paciente.

O vereador Rodrigo Rabuske explica que a prestação de serviços à população representa um desafio constante, principalmente no que se refere ao equilíbrio entre a preservação do uso racional dos recursos públicos e a disponibilização de um atendimento humanizado e adequado às necessidades individuais de cada usuário. “É de suma importância que se tenha um bom conhecimento acerca da satisfação dos pagadores de impostos em relação aos serviços que recebem diariamente nas unidades de saúde públicas municipais. Estas pesquisas podem ser boa fonte de informações para tomada de ações, realização de programas e busca de soluções locais e sistêmicas”, justifica.

LEIA TAMBÉM: Projeto Empodera recebe homenagem no Legislativo

Publicidade

Rabuske salienta que a medida oferecerá a possibilidade de acompanhamento em tempo real dos atendimentos nas unidades de saúde municipais, garantindo aos santa-cruzenses a escuta e possibilidade de registro da satisfação nos atendimentos, ato de extrema importância para visualização e elucidação das carências e necessidades de alteração em nossos sistemas de saúde, promovendo uma construção colaborativa e democrática.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.