A Câmara de Santa Cruz deve votar na próxima terça-feira, 16, o projeto de lei que autoriza passageiras mulheres do transporte urbano a desembarcarem do ônibus em lugares mais próximos de suas residências no turno da noite. A ideia é dar mais segurança a usuárias que precisam percorrer distâncias longas a pé, em horários nos quais a circulação de pessoas nas ruas é menor.
De autoria de Cleber Pereira (DEM) e subscrito por Nicole Weber (PTB), o projeto prevê que o desembarque fora das paradas, dentro do trajeto regular da linha, possa ocorrer a partir das 21 horas. Essa será a segunda vez que o assunto será votado na Câmara: em 2016, um texto semelhante protocolado pela então vereadora Rejane Henn (PT) chegou a ser aprovado, mas foi vetado pelo prefeito Telmo Kirst. Segundo Pereira, o Palacinho concordou com a proposta, mas pediu que fosse incluído um prazo mais amplo para a norma entrar em vigor, pois neste momento está sendo realizado um estudo para reestruturação de todo o sistema de transporte. Uma emenda protocolada por ele prevê que esse prazo será de quatro meses.
LEIA TAMBÉM: Violência contra mulheres cresce em 20% das cidades durante a pandemia
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!