Criado com o objetivo de formar atletas e promover a integração social de crianças e adolescentes, enfatizando o tripé família, escola e comunidade em meio à pandemia da Covid-19, o projeto de Karatê na Shoshin Dojo, realizado em Venâncio Aires com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), utiliza as tecnologias digitais para continuar contribuindo com o desenvolvimento dos alunos nesta época de quarentena.
Para que possam realizar os treinos em casa, videoaulas são enviadas por meio de um grupo de WhatsApp e por “lives” transmitidas nas redes sociais Facebook e Instagram. Entre os participantes está Lorenzo Luís da Rosa, de 6 anos.
De acordo com o bolsista do projeto, Ramon Gollmann, aluno do quinto semestre do curso de Educação Física – Licenciatura, o karatê ajuda na concentração e disciplina. Dessa forma, explica que os treinos vão além dos tatames. “Algumas das atividades consistem na prática de bons hábitos alimentares, assim como no auxílio aos pais em algumas tarefas caseiras. Eles devem registrar em foto ou vídeo e encaminhar ao professor”, explica.
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Gollmann acrescenta que o objetivo das tarefas é fazer com que as crianças e adolescentes entendam a importância da responsabilidade, da independência e da organização. “O projeto enfatiza a importância da participação dos pais nas atividades propostas, pois o karatê é mais que um esporte, uma vez que também busca a formação do caráter de cada praticante.”
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