Regional

Projeto de Férias oferece atividades físicas para estudantes durante recesso escolar

Os estudantes de Vera Cruz têm um grande incentivo para seguirem as atividades físicas, mesmo nas férias. Para manter a garotada num ambiente sadio e educativo na época em que as escolas estão em recesso, a Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, realiza mais uma edição do Projeto de Férias. Neste ano, ele começou as atividades na última quinta-feira, 5, em uma ação ampliada em relação à edição de 2022.

Diversos pontos do município recebem as atividades oferecidas gratuitamente a alunos entre 6 e 15 anos, que podem praticar futebol, vôlei, basquete e pingue-pongue e uma série de brincadeiras educativas, com orientação de professores do município. A edição 2023 ganhou novidades, com a ampliação no período da manhã e também dos locais no interior.

LEIA TAMBÉM: Crianças terão atividades de lazer durante as férias em Santa Cruz

Publicidade

A professora de Educação Física e coordenadora do projeto, Susana Soder, ressalta que essa é uma forma de manter os jovens ativos durante as férias e longe das ruas. Muitos não têm a oportunidade de viajar durante a folga das aulas, e poder praticar esportes torna-se uma alternativa saudável para cerca de 300 crianças. “Eles têm os professores e os monitores das escolas do Município, que estão auxiliando. Há até alunos de fora da cidade – por exemplo, que estejam tirando férias na casa do primo. Podem vir também, é aberto ao público”, destaca Susana.

Para participar, basta ir até o local da atividade e deixar o contato de um adulto responsável. “A Secretaria de Educação disponibiliza os professores e conversa com as escolas para viabilizar material para as atividades. A Secretaria de Cultura também providencia o material e leva o pessoal para o interior. Eles não têm custos com o deslocamento.”

LEIA TAMBÉM: Parceria entre Prefeitura e Senac garante capacitação e oportunidades; veja como participar

Publicidade

O jovem Samuel Severo Maria, de 11 anos, participou de uma disputa de embaixadas com os colegas na tarde dessa quarta-feira, 11. Aluno da Escola Elemar Guilherme Kroth, garante que gosta muito de participar das atividades, mas a favorita mesmo é o futebol. Os alunos participantes contam sempre com a supervisão de professores do Município. São três profissionais no Centro e dois professores nos ginásios do interior. Alguns deles, inclusive, são de fora do mundo da Educação Física, mas prestam orientação aos jovens.

Cássio: aprendizado junto com os alunos | Foto: Bruno Pedry

Esse é o caso do professor de Ciências Cássio Hoff. Ele começou a trabalhar no meio do ano e ainda não teve direito a férias, por isso cumpre horas no projeto. Hoff garante que a garotada aprova a iniciativa. “É importante as crianças terem essa ocupação nas férias. Praticar esporte é algo que vai beneficiar a saúde deles, não ficar só em casa. Eles adoram. E sempre aprendemos juntos, é uma troca”, define o professor, que no ano letivo de 2023 estará na Emef Walter Dreyer, em Vila Ferraz.

LEIA TAMBÉM: Brincar na natureza traz benefícios para a saúde das crianças

Publicidade

Kauã e Kauê jogam juntos nas férias | Foto: Bruno Pedry

Kauê e Kauã querem jogar no Grêmio

Pela similaridade dos nomes, eles poderiam formar uma dupla sertaneja, mas Kauê Henrique dos Santos Quoos, de 11 anos, aluno do 5º ano da Emef Elemar Guilherme Kroth, e Kauã Alessandro Mendes Carvalho, de 10, aluno do 4º ano Emef João Carlos Rech, gostam mesmo é de futebol. Participantes do Projeto de Férias, eles jogam juntos e, graças às atividades oferecidas pela Prefeitura, mesmo nesse período, aproveitam para perseguir o sonho de ser jogador profissional de futebol.

A dupla diz que o maior objetivo é um dia poder jogar na escolinha do Grêmio. Kauê afirma que o Projeto de Férias, da Prefeitura, ajuda-o a se manter em atividade e treinar. “Sou goleiro, aqui é bom de vir para brincar e jogar bola. Também jogamos pingue-pongue, vôlei e handebol”, salienta Kauê.

LEIA TAMBÉM: Saiba como vai funcionar a aplicação do reforço contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

Publicidade

Já Kauã lembra que os professores disseram que ele tem potencial para ir adiante na carreira. “Eu jogo na ala esquerda, sou canhoto. Tenho vontade de fazer um teste no Grêmio, gostaria muito de ir pra lá.” Enquanto o sonho de vestir o manto Tricolor não chega, Kauê e Kauã continuam afinando o jogo nos ginásios de Vera Cruz, que segue recebendo as atividades do Projeto de Férias até 3 de fevereiro.

Como funciona o projeto:

  • Manhã: 8h30 às 11 horas
  • Tarde: 13h30 às 16h30
  • Terças e quintas-feiras:
    • Ginásio do Guidão – Ginásio Municipal Segefedo Werner, Bairro Leopoldina
    • Ginásio da Emef Padre Benno Müller – Vila Triângulo
    • Ginásio da Emef Walter Dreyer – Vila Ferraz
  • Quartas e sextas-feiras:
    • Ginásio da Emef José Bonifácio – Linha Andreas
    • Ginásio da Emef Elemar Guilherme Kroth – Bairro Boa Vista
    • Ginásio da Emef Frederico Augusto Hannemann – Vila Progresso

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.