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Projeto de estudantes brasileiros chegará à Nasa

Quando viaja à noite de carro, Iuna Joo, de 12 anos, mantém os olhos fixos no céu estrelado. Apaixonada por Astronomia, pensou em uma profissão quando enxergou Saturno e a Lua pela primeira vez por um telescópio. “Meu sonho é ser astronauta, e pensei que nunca aconteceria.”

Iuna chorou quando soube que participaria de um programa em parceria com a Nasa, a agência espacial americana. Aluna do colégio Dante Alighieri, na região central de São Paulo, a adolescente vai propor projetos de pesquisa com potencial para serem enviados à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), comandada e operada por 15 países. 

A escola foi selecionada para o “Student Spaceflight Experiments Program” (SSEP), iniciativa do governo americano que estimula experimentos educacionais sobre o tema. Já estão participando 300 estudantes do colégio e 45 de outras duas escolas – uma pública e outra privada, ligada a uma instituição filantrópica. Juntos, em grupos mistos, eles vão criar 75 projetos até o fim de outubro.

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Na primeira reunião, a turma do 7º ano do Dante já discutiu cultivo de alimentos no espaço, armazenamento de gases e o comportamento do concreto em outra atmosfera – para construir casas em Marte. Já Iuna quer saber como o sistema digestivo humano reage à falta de gravidade. “Fico muito nervosa quando penso nisso, porque é algo muito grande para mim, e acho que nunca vou esquecer esse momento.”

Dos 75 projetos desenvolvidos, três serão escolhidos, por uma banca de avaliadores externos e pesquisadores universitários, para serem enviados à Nasa. Depois, a agência espacial vai eleger o projeto que será levado para a ISS. A proposta vencedora vai ao espaço no ano que vem. A bordo da ISS, será executada por um astronauta e, depois de quatro a seis semanas, será trazida de volta à Terra para análise dos resultados.

Protagonismo

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Os alunos têm autonomia para colocar ideias em prática. “Os professores orientam e dão suporte, mas são os estudantes que definem o que querem e como vão fazer. O projeto é todo deles”, explica Sandra Tonidandel, coordenadora pedagógica do Dante. Ela destaca a parceria com outros colégios. “Os alunos compartilham ideias, criatividade e a emoção de fazer ciência.” 

Para Sofia Reis, de 12 anos, aluna do Projeto Âncora, em Cotia, na Grande São Paulo, participar da experiência é uma oportunidade. “Estamos sendo apoiados por várias pessoas e isso incentiva a continuar estudando.” O contato com alunos de outras realidades, afirma, só agrega. “Conhecemos gente nova, que tem outras ideias e pensa diferente. Vamos adaptando para algo que todos concordem.”

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Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

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Naiara Silveira

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