Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

construção

Projeto de construção de pontes em Sinimbu é encaminhado para licitação

Diversas pontes e pontilhões foram danificados ou totalmente destruídos com as chuvas de maio. Quando o nível dos rios baixou, se deu início ao levantamento de dados e tramites necessários para a recuperação ou reconstrução dessas pontes. Todas as pontes e pontilhões estão cadastrados junto ao sistema do Ministério da Integração, Defesa Civil.

A ponte do Rio Pequeno e do Bismack já se encontram aprovadas e o processo licitatório para a execução da obra deve ser iniciado nos próximos dias, sendo que a solicitação foi protocolada nesta quinta-feira, 20. A ponte sobre o Arroio Marcondes, em Linha Rio Grande, é de competência do Governo do Estado e também já está aprovada.

LEIA TAMBÉM: Entenda como funciona a destinação correta de veículos irrecuperáveis por causa das enchentes

Publicidade

Seguem em análise no sistema do Ministério da Integração, a extensão da Ponte de Linha Inverno e Recuperação da Ponte de Alto Sinimbu (CASC). Também aguardam aprovação os projetos de construção de pontes em Linha Gamelão, Alto Rio Pequeno 1, Alto Rio Pequeno 2, Linha Marcondes, Alto Rio Pequeno (Romaldo Fischer) e Linha Desidério.

Com relação a Ponte Centenária, que liga o centro de Sinimbu às demais localidades, o Município segue empenhado nas tratativas com a iniciativa privada. A expetativa é executar a obra de recuperação da ponte em um processo mais rápido, incluindo o processo de sondagens na estrutura do pilar que cedeu.

Com relação aos pontilhões, 8 obras também estão cadastradas no sistema do Ministério da Integração – Defesa Civil aguardando aprovação para liberação de recursos. Estão cadastrados os pontilhões em Rio Pequeno (Getúlio Waechter), Rio Pequeno (Dopke), Rio Pequeno (Cruzeiro), Alto Rio Pequeno (Alceu Bechert), Alto Rio Pequeno (Aldino Schulz), Rio Pequeno (Heitor Schulz), Gamelão (PIO XII) e Linha Pintado.

Publicidade

Pontes

Além dos danos em pontes e pontilhões, praticamente todas as pontes penseis do município foram destruídas. Conforme a Administração Municipal, o Município deve realizar a reconstrução de quatro delas nas próximas semanas: duas em Rio Pequeno, sendo uma próxima ao Campo do Cruzeiro, uma em Linha Rio Grande e uma em Alto Sinimbu (CTG).

LEIA TAMBÉM: Governo federal vai pagar salário mínimo a trabalhadores formais em julho e agosto

No entanto, a prefeita Sandra Backes lembra sobre o projeto de parceria para a construção desse tipo de ponte. As comunidades que possuem interesse devem entrar em contato com o Município o mais breve possível para que possa ser dado início aos tramites.

Publicidade

A parceria na construção de pontes penseis está regulamentada através da Lei 2.057 e prevê que as comunidades que solicitarem a parceria devem formalizar a solicitação e custear a mão de obra. Já o Município ficará responsável pelo fornecimento de materiais necessários.

LEIA MAIS DAS ÚTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que vocêprecisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.