Criado em 2020 para dar apoio às pessoas com mais de 60 anos de Santa Cruz do Sul e região em função da pandemia de Covid-19, o projeto Tele Cuidado oferece atendimento psicológico gratuito. O acolhimento realizado por telefone e voltado para idosos da região retomou suas atividades neste ano. A ação é desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Conforme a coordenadora do Mestrado em Psicologia, professora Silvia Virginia Coutinho Areosa, as atividades são realizadas por professores e alunos da instituição para acolher a população com mais de 60 anos, por conta do distanciamento social causado pela pandemia. “O objetivo é dar suporte para as pessoas idosas, que estão muito sozinhas neste tempo de pandemia. Trazer o conforto da conversa com o outro, da escuta e do acolhimento. Além disso, procuramos investigar como estão e se precisam de algum auxílio, já que alguns estão com contato humano reduzido”, explica.
O projeto começou em 27 de março do ano passado e teve atividades até 18 de agosto. “Buscou-se compreender a realidade, a mudança de rotina e as necessidades de pessoas com mais de 60 anos, sem envolver nenhum risco à saúde, por meio de teleatendimento.” Segundo a professora, as atividades foram interrompidas, pois acreditava-se que a situação iria normalizar. No entanto, como o problema da Covid-19 se prolongou em 2021, as ações foram retomadas em abril. A previsão é que os atendimentos sigam em funcionamento até o fim do ano.
Publicidade
LEIA MAIS: Grupo que oferece atendimento psicológico para idosos retoma atividades na Unisc
Em 2020, a equipe foi composta por 12 integrantes, entre estudantes da graduação em Psicologia, professores da Psicologia e da Enfermagem, mestranda formada em Psicologia e alunos da residência multiprofissional do Hospital Santa Cruz (HSC) formados em Educação Física, todos vinculados à Unisc.
Apenas no ano passado foram atendidas pelo serviço 636 pessoas com mais de 60 anos de ambos os sexos. “Algumas receberam várias ligações de acompanhamento durante o período. Nos casos em que vimos necessidade, foram encaminhadas ao Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc.”
Publicidade
Atualmente os atendimentos são conduzidos por uma equipe de nove integrantes formada por alunos de graduação da Psicologia, a mestranda formada em Psicologia e os mesmos professores que iniciaram o projeto. Neste ano, até agora, 171 pessoas idosas receberam ou fizeram pelo menos uma ligação para o projeto. Silvia Coutinho conta que em 2020 os participantes apresentavam muitas dúvidas em relação à vacina, ao uso de máscaras e à necessidade de isolamento social.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura e Hospital Santa Cruz lançam Programa de Reabilitação Pós-Covid
Em 2021 os assuntos são mais voltados à ansiedade e à pandemia, à dificuldade do luto e ao que pode ser feito para se distrair no período de isolamento social, além de outros temas que dependem da necessidade de quem está ligando. “O tempo é bem variado, assim como os assuntos. Cada caso é um caso. Nós nos disponibilizamos a conversar acerca de qualquer tema e pelo tempo que for necessário, conforme a demanda da pessoa que liga.” Quando a equipe entra em contato, tem uma espécie de roteiro sobre os principais aspectos em relação à pandemia.
Publicidade
Saiba mais
Como participar
O único pré-requisito para participar do projeto Tele Cuidado é possuir 60 anos ou mais. As pessoas de Santa Cruz do Sul e região que necessitarem de auxílio podem ligar para o telefone (51) 3717 7445. Os atendimentos estão sendo realizados de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 14 horas às 18 horas. O projeto não tem atendimentos presenciais. O acolhimento é feito apenas pelo telefone e os profissionais estão prontos para atender os interessados e tirar dúvidas sobre a situação da pandemia.
LEIA TAMBÉM: Covid-19: vacinação evita 43 mil mortes de idosos em 13 semanas no País
Publicidade
Pesquisa
O projeto Tele Cuidado é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento e Cidadania da Unisc, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e ao Programa de Pós-graduação – Mestrado Profissional em Psicologia. Além dele, será realizada uma pesquisa neste ano. De acordo com Silvia Virginia Coutinho, o estudo, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), abordará a saúde mental das pessoas idosas durante a pandemia de Covid-19.
“Ligaremos fazendo o convite para aqueles que quiserem participar. Esperamos poder compreender melhor o que as pessoas estão passando com um longo período de isolamento social e quais as consequências disso para a saúde mental delas”, explica a professora. Além de Santa Cruz, a pesquisa será realizada nos municípios de Agudo e Santa Maria. A expectativa é chegar a mil entrevistados via teleatendimento.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS