Projeto de alunas da Unisc é destaque em concurso

As alunas Brenda Eckel Machado, Cheila Carine Seibert e Tamara Francine da Silveira, sob a coordenação do professor Alex Carvalho Brino, do curso de Arquitetura da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), participaram de uma disputa internacional de projetos. A promoção da Archstorming possibilitava a profissionais e estudantes da área apresentarem ideias para a instalação de uma escola da rede Enko, em Mali, na África. As estudantes foram informadas, na última quinta-feira, que receberam menção honrosa pelo projeto.

A intenção, conta o professor, é criar a solução para um dos terrenos da instituição, mas que, depois, deve ser reproduzida em todo o continente, sofrendo adaptações de acordo com as áreas. “Estamos falando de projetos de todo o mundo. Do Brasil, dois foram selecionados: o nosso e um de São Paulo”, diz Brino, que destaca a complexidade da elaboração de um trabalho como esse. “Estudamos muito profundamente como é o clima, a religião, as relações entre as pessoas e quem estudará nessa escola até pontos como a evasão escolar e a comunidade na qual está inserida”, relembra.

LEIA TAMBÉM: Vereadores protocolam projeto de lei criado por alunos do curso de Direito da Unisc

Publicidade

Entre a data do início das pesquisas e a finalização, foram 45 dias de intenso trabalho. “Sobre a sensação do resultado, parece que agora que está caindo a ficha da magnitude do projeto. Com certeza é muito gratificante ter um trabalho reconhecido, especialmente esse que demandou tanta dedicação e que fizemos com tanto carinho”, diz Brenda. Ela reforça o poder transformador da arquitetura e o quão positivo é participar de projetos como esse, ainda como estudante.

No concurso, cem trabalhos ficaram entre os selecionados. O primeiro lugar foi para o Equador; Portugal teve projeto em segundo; Malásia em terceiro e Chile e Brasil, menção honrosa especial. Polônia, Colômbia (duas vezes), Canadá, Austrália, Espanha, Turquia, Índia e Irã também receberam menção honrosa.

LEIA TAMBÉM: Feira de Ciência da Unisc divulga lista de trabalhos aprovados

Publicidade

O professor Brino acredita que um dos diferenciais do que foi apresentado pelo seu grupo é a capacidade de realização da obra. “É um projeto muito realista, o que incentivamos no curso de Arquitetura: fazer projetos que possam ser construídos de verdade e não apenas devaneios arquitetônicos”, explica.

O foco nos levantamentos sobre as características locais não fez perder a identidade brasileira. Brino frisa que foi possível colocar um pouco da cultura nacional no trabalho. “A gente escreveu no projeto que queria atender à necessidade deles, mas permitir integração com a nossa cultura. Toda a parte de desenho de espaço aberto foi muito inspirado no paisagismo brasileiro.”

LEIA TAMBÉM: “Número de alunos vai voltar a crescer”, diz candidato a reitor da Unisc

Publicidade

Projeto de alunos da Unisc considerou necessidade da escola africana e cultura brasileira | Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM: Aulas voltam totalmente ao formato presencial na Unisc no próximo semestre

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.