Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INOVAÇÃO

Projeto da Unisc estará na cédula da Consulta Popular

Foto: Rafaelly Machado

Consulta Popular encerra nesta sexta-feira

Consulta Popular encerra nesta sexta-feira

O Vale do Rio Pardo vive o período da Consulta Popular, processo em que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado para 2023. Neste ano, foram cadastradas ideias no aplicativo Colab, antes da escolha de todos os projetos. A proposta que teve mais curtidas foi apresentada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na área da Inovação, Ciência e Tecnologia e recebeu o total de 77 indicações. Portanto, vai direto para a cédula de votação da Consulta.

O plano da Unisc prevê a criação de um FabLab, um espaço de criatividade para que os estudantes da região desenvolvam ideias inovadoras, por meio da cocriação. “O FabLab será um espaço de uso colaborativo com equipamentos como impressoras 3D, cortadoras a laser e componentes de eletrônica que permitirão aos usuários a criação de produtos de forma ágil’’, expllica o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst.

LEIA TAMBÉM: Consulta Popular 2022 irá disponibilizar R$ 55 milhões para aplicação em investimentos

Publicidade

Ele lembra que a ideia não é nova e já vem sendo discutida na Unisc. A instituição mantém espaços similares e o intuito é juntá-los em um mesmo ambiente, com um atendimento mais qualificado. “Junto à estrutura já existente em nossas Engenharias, criaremos um laboratório robusto e de referência.”

O FabLab será aberto à comunidade. “Queremos convidar uma grande quantidade de escolas da região, que compõem os municípios do Conselho Regional do Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP), para que façam uso. É mais do que deixar as portas abertas, é fazer um trabalho ativo de prospecção para que possamos contemplar um maior número de estudantes possíveis nessa experiência de vivenciar o laboratório”, ressaltou Kirst.

LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz recebe mais de meio milhão da Consulta Popular

Publicidade

Outro ponto importante é sensibilizar as crianças para a ciência e para a criatividade. “Esperamos plantar uma sementinha para que lá na frente, quem sabe, essas crianças se encantem, busquem estudar, se qualificar e também desenvolver os projetos profissionalmente.”

Saiba mais

Na última semana, foram realizadas as assembleias microrregionais para escolher as propostas que irão compor a cédula de votação, juntamente com a proposta mais curtida, o FabLab. A votação das ideias, com a finalidade de inclusão dos projetos no orçamento do Estado de 2023, também ocorrerá via aplicativo Colab e no site www.consultapopular.rs.gov.br, das 7 horas do dia 14 de novembro às 23h59 do dia 23 de novembro próximo.

LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo terá R$ 1,8 milhão para a Consulta Popular

Publicidade

Para que o cidadão possa ter acesso ao ambiente de votação, ele precisará informar o número do seu título de eleitor, o CPF e também a data de nascimento. O voto é pessoal e intransferível.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.