Regional

Projeto Caminho Serras e Vales vai unificar regiões por meio do turismo rural

A Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) apresenta, na próxima sexta-feira, 27, o projeto “Caminhos Serras e Vales”, durante a reunião mensal da entidade que será realizada em Sinimbu. A iniciativa une 12 municípios do Vale do Rio Pardo e Região Centro-Serra criando um corredor com mais de 600 quilômetros de caminhadas, tornando-se uma atração nacional do segmento.

Desenvolvido pela Amplar Gestão Sustentável, empresa mineira especializada em gestão sustentável, o roteiro é fruto do projeto Caminhadas na Natureza, que envolveu os municípios de Tunas, Lagoa Bonita do Sul, Ibarama, Passa Sete, Estrela Velha e Arroio do Tigre – todos da Região Centro-Serra e no Vale do Rio Pardo, engloba Passo do Sobrado, Vale Verde, Venâncio Aires, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul e Encruzilhada do Sul.

LEIA TAMBÉM: Nova ponte encurta caminho entre Centro-Serra e Vale do Rio Pardo

Publicidade

Conforme o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, o projeto se transformou no “Caminho Serras e Vales”, por conta da geografia dos municípios que o integram, fazendo dele uma grande aposta para o desenvolvimento do setor regional. “A região se prepara para uma transformação turística significativa, com a expectativa de que o “Caminho Serras e Vales” atraia visitantes de todo o País, levando a região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra a ter uma abrangência nacional”, projeta.

A ação trabalha em duas vertentes: capacitar técnicos para promover caminhadas rurais e estruturar circuitos naturais. Por outro lado, a iniciativa visa sensibilizar a população escolar quanto ao seu município, mostrando alternativas e complementos da renda nas propriedades rurais. “Este projeto será apresentado no próximo Simpósio de Trilhas Gaúchas, que é realizado em São Francisco de Paula, iniciando na próxima quinta-feira, 26, até domingo, 29”, destaca Marquardt.

LEIA TAMBÉM: Aturvarp busca convênios para desenvolver geoparque

Publicidade

A ação será tratada também na próxima reunião da Aturvarp, marcada para ocorrer nesta sexta-feira, 27, no município de Sinimbu, no novo espaço do Recanto Enxaimel, localizado em Linha Rio Grande. “Nossas reuniões são realizadas em empreendimentos turísticos que fazem parte dos municípios da associação, para dar visibilidade aos destinos e elevar a importância dos empreendimentos para o segmento. Nesta reunião, haverá ainda a prestação de contas do terceiro trimestre de 2023”, pontua o presidente da Aturvarp.

O projeto Caminhos Serras e Vales, que é fruto da Consulta Popular de 2019, mostra que a região se preocupa com a inclusão de propostas que promovem o turismo regional. Para a consulta deste ano, outros dois temas de abrangência regional foram indicados para a de votação. O Plano de Modernização da Sinalização Turística e projeto que cria Ações Estratégicas para o Desenvolvimento Territorial Regional foram aprovadas pelo Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede Vale do Rio Pardo).

A aprovação final das propostas ocorre no dia 10 de novembro, com a realização da Assembleia Regional da Consulta Popular. “No entanto, estamos com uma grande expectativa, pois o turismo é sempre uma área de desenvolvimento coletivo, pois no caso da nossa região, sempre envolve mais que um município”, diz o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt.

Publicidade

Na Consulta Popular de 2023 serão destinados mais de R$ 2 milhões para o Vale do Rio Pardo. A votação, que neste ano ocorre apenas de forma online, se realizará de 27 de novembro à 1º de dezembro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.