Centro-Serra

Projeto busca preservar a memória e história local

Ouvir as pessoas talvez seja a forma mais eficaz de compreender a realidade, de entender de onde vem nossas raízes, sobre quais locais nossos antepassados se assentaram, o que construíram e imaginaram, os desafios, perdas e conquistas que vivenciaram.

Assim, buscando resgatar histórias e registrá-las, uma ideia surgiu na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rech. Localizada em Pitingal, município de Passa Sete, a instituição está situada em uma comunidade permeada por vivências, muitas das quais ligadas diretamente às famílias de seus estudantes.

LEIA TAMBÉM: Apae realiza programação referente a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Publicidade

Neste sentido, o projeto “Memória e História”, surgido por iniciativa da professora de História, Cleonice Klotz, ganhou vida junto a demais professores da escola, Felipe Dalberto Claas (em Educação Física), Glaciane Torrel (em Português e Inglês), Katerini Rubert (na Matemática) e Marilusa Zuchetto (nas Artes), com apoio dos gestores e demais docentes da instituição de ensino. O intuito é reunir ‘memórias’ nas mais diferentes áreas e segmentos que permeiam a vida em comunidade, através de relatos e outras experiências de observação e exploratórias, como através de viagens. “Nosso objetivo é promover uma maior ligação dos alunos com a comunidade, fortalecer este relacionamento com a escola e dar à eles uma maior sensação de pertencimento junto ao local onde vivem, destacando pessoas que ajudaram a construir a história de Pitingal e que doaram sua vidas pelo desenvolvimento da comunidade”, salienta a professora Cleonice.

Alunos em expedição investigava na Usina Hidrelétrica de Itaúba, onde puderam visualizar o processo da geração de energia desde o início até chegar ao consumidor final

Desta forma, valorizando pessoas que fizeram a diferença na comunidade, ajudando a construir uma identidade própria para o local, como um dos primeiros passos do projeto, os alunos do 6º e 7º anos (turmas abrangidas inicialmente pela iniciativa) receberam a visita dos senhores Osvino Rech, Aloísio Bernardy e o atual presidente do Esporte Clube São Miguel de Pitingal, Rubens Morsch, para um relato da história do clube que se originou no ano de 1965. “Foi bastante proveitoso. Os alunos escolheram o título do projeto e estão contribuindo com a síntese destes relatos e vivências”, frisa o professor Felipe.

Painel de entrevistas com representantes do E.C. São Miguel de Pitingal

De acordo com ele, a iniciativa ganhou impulso com as formações do Projeto União Faz a Vida (PUFV), em parceria com a Sicredi. O objetivo é conseguir captar diversos relatos, assim como o dos integrantes do E.C. São Miguel, aproximando os estudantes da comunidade local e reunindo este material para que as próximas gerações também um dia possam ter acesso e, assim, a história não se perca.

Publicidade

Conforme reforça a professora Cleonice, “valorizar nosso passado é ter a certeza de um futuro brilhante”. Este deve ser apenas o início de um grande resgate histórico, tendo na educação um grande agente de transformação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Nathana Redin

Share
Published by
Nathana Redin

This website uses cookies.