A Guarda Municipal de Santa Cruz do Sul, através da Ronda Escolar, iniciou no dia 13 de setembro, o “Projeto Guarda-costas”, que tem como objetivo promover ações educativas para os alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. As atividades buscam impactar de forma positiva na formação da personalidade dos alunos, principalmente a partir da disseminação da cultura contra a violência.
Além disso, têm como intuito inserir os agentes da Guarda Municipal na comunidade, desmistificando a imagem negativa que culturalmente os jovens possuem dos profissionais de segurança. “A gente acredita que com esse projeto vamos trabalhar de forma preventiva. Com essas atividades, pretendemos desenvolver valores para conscientizar os alunos”, explica o coordenador da ação, o guarda Éberson Pereira Gonçalves.
A abertura do projeto-piloto ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, localizada no Bairro Dona Carlota. Essa é a primeira instituição a receber as atividades. As ações são divididas entre aulas teóricas e práticas. Conforme Gonçalves, os agentes estão atendendo duas turmas do 6° ano da escola e, para isso, eles vão a instituição duas vezes por semana.
Publicidade
Em cada turma, realizam dois períodos de atividades. Os primeiros 50 minutos são de aula teórica, quando desenvolvem palestras sobre saúde do adolescente, bullying, sexualidade, redes sociais, diversidade étnica cultural, saúde psíquica do adolescente, defesa civil, drogas, entre outros.
Já nos outros 50 minutos, os alunos recebem atividades práticas de educação física, com exercícios físicos, recreativos, circuitos e jogos. Além disso, também haverá lutas, como a capoeira e jogos como xadrez. As atividades práticas são desenvolvidas pelo coordenador, que é professor de Educação Física, e outros guardas que possuem especialidades nas áreas.
Os alunos que acompanharem o projeto irão receber certificado de participação, conforme os temas trabalhados. Segundo Gonçalves, a Escola São Canísio está recebendo o projeto-piloto, no entanto, as ações serão estendidas a outras instituições no ano que vem. A intenção é desenvolver o projeto em duas escolas a cada semestre.
Publicidade
A iniciativa é uma realização da Guarda Municipal e tem como coordenador o guarda Éberson Pereira Gonçalves e como apoiador o guarda Hamilton Diogo Hennig. Além disso, outros guardas municipais estão trabalhando na execução das atividades. O apoio é das secretarias de Segurança, Defesa Civil e Esporte, e de Educação, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio dos cursos de Enfermagem e do Laboratório de Práticas Sociais do Curso de Psicologia. Os cursos da Unisc estão apoiando os guardas no desenvolvimento e na prática das aulas teóricas.
This website uses cookies.