Educação

Projeto Bombeiro Mirim deve ser retomado em maio nas escolas de Santa Cruz

A Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul e o Corpo de Bombeiros Militar reuniram-se na última semana para tratar da continuidade do Projeto Bombeiro Mirim, que teve início em 2019, quando ocorreu a formatura da primeira turma. A previsão este ano é que as atividades sejam retomadas no mês de maio com a participação de 25 alunos de escolas municipais.

O Projeto Bombeiro Mirim é uma ação de educação preventiva desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBM-RS), junto a estudantes de escolas públicas municipais e estaduais. A iniciativa busca transmitir e difundir conhecimentos e informações que possam melhorar a percepção dos riscos e a prevenção de incêndios e acidentes.

LEIA TAMBÉM: Bombeiro Mirim forma 28 crianças e adolescentes em Santa Cruz

Publicidade

Participam do projeto crianças e entre 10 e 12 anos, preferencialmente oriundos de comunidades de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, foram atendidos 25 alunos das escolas municipais de ensino fundamental Harmonia, Rauber e Normélio Boettcher.

Durante as aulas, realizadas sempre nas quartas-feiras, no contraturno escolar, eles aprendem noções de cidadania e direitos humanos, prevenção de incêndios e afogamentos, primeiros socorros, ordem unida, entre outros temas. A proposta pedagógica é desenvolvida em 40 horas aula, ao longo de dez semanas, podendo ser estendida por todo o ano letivo.

LEIA TAMBÉM: Pelotão Mirim retoma atividades no Cras Integrar

Publicidade

Durante a reunião o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, enalteceu a importância das atividades desenvolvidas e reforçou a disposição pela continuidade da parceria ao longo deste ano. “Como é gratificante ver o crescimento pessoal que o projeto proporciona para cada um desses estudantes. Temos muita satisfação por essa parceria com o corpo de Bombeiros”, disse.

Representando o 6° Batalhão de Bombeiro Militar, o capitão Juvenal Schneider e o sargento Anderson Thomaz, também manifestaram o desejo pela continuidade das atividades. Participaram do encontro a assessora pedagógica da Secretaria da Educação, Lígia Maria Hoppe, e o instrutor de oficinas Eduardo Soares. Os participantes também têm a oportunidade de vivenciar a disciplina própria do quartel, com rotinas que incentivam o trabalho em grupo, a superação de desafios, a higiene e a autoestima.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.