Santa Cruz do Sul

Projeto amplia oportunidades para jovens que buscam o primeiro emprego

O sonho de conseguir uma vaga de trabalho chegou mais cedo do que a estudante Vanderleia Vargas Furtado, de 15 anos, esperava. “Fiquei muito feliz com a oportunidade. Logo que soube que eu ia começar a trabalhar, cheguei em casa e contei para meu pai e minha mãe”, relata ela. Além de Vanderleia, outros quatro jovens, frequentadores assíduos do Cras Beatriz Jungblut, do Bairro Santa Vitória, foram contemplados através do programa Jovem Aprendiz.

Mas as portas não se abriram da noite para o dia. Tudo foi possível após realizarem cursos de capacitação no próprio Cras. “Agora a gente percebe que nosso esforço valeu a pena”, diz Vitor Augusto Faller, de 15 anos. Ele é um garoto sério e centrado, sempre presente nas oficinas oferecidas na instituição. “Fiz curso de empreendedorismo, inglês, dança e grafite. Tenho certeza que vou aproveitar tudo isso no meu futuro trabalho”, conta ele.

LEIA TAMBÉM: Procuradoria da AGU de Santa Cruz abre vagas para estagiários

Publicidade

Moradores do Bairro Santa Vitória, Vanderleia e Vitor estão entre os quatro alunos que nos próximos dias vão acordar mais cedo pela manhã para cumprir compromissos profissionais, graças a uma parceria entre o Cras Beatriz Jungblut e a empresa Deltasul Utilidades, por meio do projeto Empresas Amigas do Cras.

Stefani Padilha, 16 anos; Vanderleia Furtado, 15; Yasmin Fischer e Vitor Faller, de 15 anos | Foto: Isadora Oliveira

A coordenadora do Cras, Ana Bachmann, explica. “Essa parceria é fundamental para o resultado do nosso trabalho. Através deste projeto conseguimos fazer inclusão na prática, e isso é muito gratificante, porque muda a realidade não só dos jovens, mas, em muitos casos, de famílias inteiras”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Uergs oferece vagas de graduação para ingresso via Sisu em Santa Cruz

Publicidade

A diretora de Desenvolvimento Social, Priscila Froemming, observa a importância da emancipação social. “Além desses jovens terem uma renda, desviamos os olhares deles do mundo da criminalidade, entre outros riscos sociais. Os resultados são muito relevantes para mudar a realidade deles, até porque o público-alvo da política social é formado pelos mais vulneráveis”, declara.

O gerente de Recursos Humanos da empresa Deltasul Utilidades, Edemar Bohm Bitencort, também avalia. “Para nós está sendo muito importante esta parceria. É uma possibilidade que temos de nos inserir na comunidade e contribuir, dando oportunidade de aprendizado para os santa-cruzenses. Antes fazíamos divulgações em escolas para seleção de jovens e agora o Cras nos trouxe algumas indicações da comunidade. É bom para os jovens e para a empresa também”, salienta.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.