O Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IPH/UFRGS) divulgou nesse domingo, 5, um novo boletim com previsões sobre o comportamento da cheia do Guaíba para os próximos dias. A expectativa é de que o nível da água se mantenha estabilizado acima de 5 metros, em Porto Alegre, durante mais quatro dias e sem redução abaixo da cota de inundação, que é de 3 metros, ao longo da próxima semana. A tendência é de lenta redução dos níveis.
Conforme o boletim, os rios afluentes do Guaíba apresentam, no momento, estabilização em níveis elevados ou redução. Porém, não há previsão de vento sul significativo para os próximos dias, o que facilita a vazão das águas.
LEIA TAMBÉM: Aeroporto de Porto Alegre permanece fechado por tempo indeterminado, diz Abear
Publicidade
Os modelos de previsão indicam a possibilidade de nova tendência de alta a partir do dia 12, mas, há incertezas sobre este cenário em razão da distância no tempo. “Considerando os elevados níveis previstos e suas incertezas, por segurança, recomenda-se todas as ações para a evacuação e proteção de vidas e remediação dos prejuízos nas áreas já impactadas e nas potencialmente impactadas de Porto Alegre e região metropolitana, não dando margem para situações de falhas nos sistemas de proteção”, diz o boletim.
As previsões foram desenvolvidas com base na combinação de observações de chuva e vazão dos rios, modelo de previsão meteorológica, hidrológica e hidrodinâmica. A previsão foi liderada pelos professores Fernando Fan e Rodrigo Paiva e pelo mestrando Matheus Sampaio, IPH, em conjunto com a empresa RHAMA Analysis.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.