Após semanas de discussões, a Câmara de Santa Cruz aprovou nesta quarta-feira, 16, o projeto que proíbe o uso de copos plásticos descartáveis em eventos realizados em áreas públicas do município. Em função de acordo firmado entre os vereadores pouco antes da votação, porém, a regra só deve entrar em vigor dois anos após a publicação da lei.
A aprovação se deu por 15 votos a 1. O único voto contra partiu do vereador Leonel Garibaldi (Novo). O assunto segue agora para sanção ou veto da prefeita Helena Hermany (Progressistas). A regra não vai atingir eventos realizados em locais privados – como casas noturnas, clubes ou salões. Em compensação, eventos de grande porte, como Oktoberfest, Enart e rodeios, ficarão sujeitos à proibição.
LEIA TAMBÉM: 37ª Oktoberfest elimina uso de copos descartáveis em ação sustentável inédita
Publicidade
A intenção é estimular o uso de copos retornáveis ou feitos de material comprovadamente biodegradável. Autor do projeto, o vereador Cleber Pereira (União) diz ter se inspirado na Oktoberfest deste ano, que pela primeira vez aboliu os tradicionais copos descartáveis, com o intuito de reduzir os danos causados ao meio ambiente pelo consumo excessivo de materiais plásticos. Pelo texto aprovado, quem descumprir a regra, ficará sujeito a penalidades que podem ir de advertência a multa.
A proposta já havia sido incluída na pauta da sessão da semana passada, mas a votação acabou adiada devido a uma série de questionamentos levantados por alguns parlamentares. Diante da pressão, Cleber protocolou uma emenda prevendo um prazo de quatro meses para a regra entrar em vigor, a partir da publicação da lei.
LEIA MAIS: PL que proíbe copos descartáveis em eventos terá penalidade por descumprimento
Publicidade
Nesta quarta-feira, quando a sessão começou, outras duas emendas estavam na pauta. Uma delas, de Garibaldi, restringia a regra apenas para eventos com mais de 100 pessoas. Outra, de Luís Ruas (PSD), tornava o alcance da norma ainda mais restrito: seriam atingidos apenas eventos com mais de mil pessoas.
Na tribuna, Ruas disse que a discussão estava sendo atropelada e que, se o texto original fosse aprovado, haveria prejuízos a estabelecimentos comerciais e a eventos de pequeno porte, como festas em bairros. Já Garibaldi disse que até uma comemoração de aniversário realizada em um parque público poderia ser afetada e que o ideal seria restringir a eventos com finalidade comercial.
LEIA TAMBÉM: Dias de jogos do Brasil na Copa serão feriados? Entenda como vai funcionar
Publicidade
Minutos antes da votação, os parlamentares chegaram a um acordo que levou à retirada das três emendas. Pereira, então, protocolou uma nova alteração, estabelecendo um período de 24 meses para a regra entrar em vigor.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.