Categories: Regional

Proibição de canudos de plástico entra em debate na Câmara de Vereadores

Entre as oito novas matérias que ingressaram na pauta para a sessão da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul nesta segunda-feira, 10, está um projeto de lei que proíbe a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em estabelecimentos do município. A iniciativa é do vereador Hildo Ney Caspary e entra em discussão a partir das 18 horas.

Na justificativa do projeto, o vereador do Progressistas inclui na lista de estabelecimentos os restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares. “Assim como as sacolas plásticas são extremamente nocivas ao meio ambiente, os canudos plásticos não biodegradáveis também causam malefícios à natureza, em especial à vida marinha. Se você usar um canudo por dia durante 10 anos, 3.650 canudos plásticos acabam em aterros”, afirma o vereador na justificativa.

O projeto prevê o prazo de 180 dias após a publicação da lei para a adaptação dos estabelecimentos. Após este período, os proprietários serão multados no valor de cinco Unidades Padrão Monetária (UPMs) de Santa Cruz – o equivalente a R$ 1.434,30. Em cada caso de reincidência, o valor é dobrado (10 UPMs – R$ 2.868,60).

Publicidade

 

Os outros projetos

Outras sete matérias ingressam na pauta desta sessão. Uma delas é a proposta do vereador Luizinho Ruas (PTB), que acrescenta um inciso ao projeto de lei que autoriza o pagamento de serviços fúnebres prestados a pessoas carentes. Pela proposta de Ruas, a ideia é que o município arque com o transporte no deslocamento de familiares do bairro onde residem ao local do velório. Segundo o vereador, atualmente as pessoas não possuem uma forma de ir até a área.

Também ingressou a alteração ao projeto de lei que dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento do Poder Legislativo e estabelece o horário de trabalho dos cargos da mesa. Do Poder Executivo, ingressou o projeto que cede o uso de imóvel à Associação de Moradores de Linha Chaves, cede o uso do ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cardeal Leme ao Círculo de Pais e Mestres da EMEF Cardeal Leme.

Publicidade

Os vereadores Mathias Bertram e Luizinho Ruas (PTB) apresentaram emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias. O vereador Gerson Trevisan (PSDB) ingressou com projeto que dispõe sobre Acesso às informações e aplicação da Lei Federal 12.527.

Informações

O vereador Luizinho Ruas (PTB) ingressou com pedido de informações a respeito do cumprimento da Lei nº 6.739/2013, que dispõe sobre o pagamento de serviços fúnebres prestados a pessoas carentes e a destinação dos valores arrecadados com multas de trânsito. O vereador Elstor Desbessell (PTB) requer o envio à Câmara da prestação de contas referente aos empenhos de números 16.200/2018 e 16.208/2018, a cedência e transferência de servidores lotados na Secretaria de Saúde e os critérios para a nomeação de Serventes. Bruna Molz (PTB) requer informações sobre os servidores residentes no Horto Municipal.

Luizinho Ruas indica a instalação de redutor de velocidade no entroncamento da Rua Barão do Arroio Grande com a Estrada Bruno Pritsch e Estrada São João da Serra e a realização de poda de árvores na Rua Presidente Prudente de Morais. Alex Knak (MDB) requer o estabelecimento de reserva de vagas de estacionamento às gestantes. Francisco Carlos Smidt (PTB) indica a instituição de estacionamento em sentido único na Rua João B. de Menezes, a adoção de procedimentos para diminuir o congestionamento de trânsito entre o trevo da Padaria Pritsch e a Rua Senador Pinheiro Machado e o patrolamento da estrada Capão da Cruz.

Publicidade

Gerson Trevisan requer a notificação do proprietário de um terreno da Rua Augusto Spengler, a pavimentação da Rua das Acácias e a conclusão do asfaltamento da Rua 1 do Bairro Belvedere. Mathias Bertram (PTB) requer o asfaltamento e outras melhorias no canteiro do trevo que dá acesso à Avenida Léo Kraether e ao Acesso Grasel, facilitando a ida para Linha Pinheiral.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.