Regional

Programação especial visa debater a inclusão dos PCDs

O Agosto Laranja foi aberto na tarde dessa terça-feira, 1º, na Praça da Bandeira. Trata-se de um mês dedicado às pessoas com deficiência (PCDs), conforme a lei municipal 8.687/2021, que contará com uma extensa programação de palestras, rodas de conversa, práticas esportivas, capacitações e outros eventos gratuitos. O objetivo é conscientizar e promover espaços de acolhimento e respeito a PCDs, familiares, cuidadores e amigos, além da comunidade em geral.

A atividade iniciou com uma caminhada que partiu da Catedral São João Batista e percorreu a Rua Marechal Floriano até o Palacinho. Com balões, camisetas e outros adereços na cor laranja, centenas de pessoas participaram e chamaram a atenção para essa pauta. Durante a solenidade de abertura, integrantes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) realizaram apresentações de canto e dança.

LEIA MAIS: Jogos de inclusão, ensaios fotográficos e rodas de conversa: confira a programação completa do Agosto Laranja em Santa Cruz

Publicidade

Na ocasião, a prefeita Helena Hermany assinou o contrato de locação de um prédio que vai sediar o Centro Municipal de Atendimento ao Autismo, na Rua Thomaz Flores. “Este espaço vai amparar os filhos e seus pais, que precisam de acolhimento. Me elegi com a proposta de cuidar das pessoas, e isso inclui cada um de vocês”, disse. A estrutura deve ser disponibilizada ao público dentro dos próximos meses. Ela agradeceu ainda o trabalho e o empenho das diversas instituições e entidades responsáveis pela organização do Agosto Laranja. “Santa Cruz é uma cidade onde as pessoas se envolvem, participam e tornam este trabalho tão significativo pela causa da inclusão.”

LEIA MAIS: Santa Cruz terá Centro de Atendimento ao Autista

A secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, reforçou a importância de não apenas as PCDs e seus familiares buscarem inclusão, mas também de a sociedade estar aberta e apta a recebê-los. “Quem tem deficiência passa por duas dificuldades: uma é a questão da acessibilidade e oportunidades, enquanto a outra diz respeito ao entendimento das outras pessoas e sobre como elas vão lidar.” Para ela, não há como trabalhar a temática da deficiência sem passar pela educação e é a isso que o Agosto Laranja se propõe.

Publicidade

Quem participa

A organização do mês da pessoa com deficiência é das secretarias de Desenvolvimento Social, Relações Institucionais e Esporte, Apae, Centro Dia, Associação Luz Azul, Associação de Inclusão e Respeito ao Autista (Aira), Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Compede), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bem Responsabilidade, ONG Desafios, Núcleo de Ações Criativas para Educação e Saúde (Naces) e Centro de Neurodesenvolvimento com ênfase em Autismo (Criançare).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.