Quase 300 atividades estão ocorrendo simultaneamente, nesta semana, em todo o Rio Grande do Sul, como forma de marcar o Dia Estadual do Patrimônio Cultural, 17 de agosto. São apresentações artísticas, oficinas, palestras, visitas a prédios históricos e ações de educação patrimonial de entidades convidadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), a evidenciar e promover atividades voltadas ao reconhecimento, à sensibilização, à valorização e à preservação do patrimônio cultural.
Sobradinho integra a lista dos mais de 100 municípios que compõem a programação oficial de celebrações em alusão à data. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, através do Departamento de Cultura e Turismo e com o apoio da Casa da Cultura Amário João Lazzari, deram início a uma programação especial ainda na segunda-feira, dia 14.
Durante toda a semana, as Escolas do Município estão realizando o projeto Tesouro Particular, oportunidade em que alunos e professores estão tratando sobre o patrimônio individual de cada pessoa ou grupo particular, apontando este objeto não apenas como um valor econômico, mas sim como memória e como patrimônio cultural e emocional. Os educandários e grupos de entidades também têm sido visita frequente junto à Casa da Cultura, espaço de grande riqueza histórica, que começa em sua fachada e adentra as paredes, tomando conta de todo o ambiente.
Publicidade
Integrando a programação e indo ao encontro do tema proposto para a 5ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, “Cultura e Cidadania”, houve em Sobradinho a promoção da atividade “Uma noite nos Museus”, abrindo os espaços do Museu Histórico Municipal (na Casa da Cultura) e do Museu do Imigrante (na Sede da Associação Fogolar Friulano), em horários diferenciados (das 17h às 20h30), para que a comunidade pudesse ter acesso aos locais fora do expediente comercial.
Foram três noites de Museus de portas abertas para mostrar as memórias neles guardadas, seja através de objetos, documentos ou fotografias, que registram a história e as múltiplas identidades que ajudaram na construção local e regional. E se para os adultos estes espaços podem despertar recordações e ativar lembranças de vivências ou histórias contadas, para as crianças suscitam a curiosidade, muitos questionamentos e são motivo de encantamento. É o exemplo dos alunos da EMEB Flor Fabrício Ceretta, que estavam preparados, depois do passeio, para retornar à escola e às suas casas e contar as descobertas desta experiência.
Também integrou a programação uma confraternização na Sede da Associação Fogolar Friulano, na noite de terça-feira, com recepção pela presidente da entidade, Mara Trevisan De Nardi e demais membros, assim como o Grupo de Cantoria Amici D’Imigranti, da Rota dos Casarões de Campestre, que animou os presentes. O encontro foi seguido por palestra com a arquiteta e urbanista Kelli Laura Lago, que discorreu sobre Patrimônio, Cultura e Cidadania, abordando aspectos relevantes acerca do patrimônio cultural do município, a importância da preservação e valorização, a ligação com o turismo e o olhar atento sobre o que é daqui. Após visita ao museu e breves falas da diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes, e do secretário municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Darlan Kittel, foi servida sopa aos participantes.
Publicidade
O encerramento da programação local da Semana Estadual do Patrimônio ocorre hoje, dia 18, com exposições nas escolas.
Conforme a diretora de Cultura e Turismo, Ingrid Hermes, a comunidade está convidada para conhecer ou revisitar as instalações dos Museus sempre que assim o desejarem e, nos horários de funcionamento que, após esta semana especial, segue sendo nos turnos manhã e tarde no Museu Histórico Municipal, e sob agendamento no Museu do Imigrante.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.