Santa Cruz do Sul

Programação em Santa Cruz visa inibir casos de abuso sexual

“Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes.” Esse é o slogan do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido nessa quinta-feira, 18. A campanha visa convocar a sociedade para o compromisso de proteger crianças e adolescentes de qualquer atividade sexual imprópria para sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. Conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a cada dia, 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual no Brasil. 

Para impedir que situações assim ocorram em Santa Cruz do Sul, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social preparou uma intensa programação ligada à data. Na quarta-feira, o Projeto Família Acolhedora promoveu um encontro com as famílias que estão em habilitação para se tornarem acolhedoras de jovens. As atividades encerraram-se na quinta, com ações nos dois turnos no Escritório da Mulher e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Beatriz, Integrar e Central.

LEIA MAIS: Atividades em Santa Cruz promovem debate sobre combate a abuso e exploração sexual de menores

Publicidade

A programação foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com os Cras Beatriz, Central e Integrar; os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs); Cozinha Comunitária; Conselho Tutelar; Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e Escritório da Mulher. O programa Pacto Santa Cruz Pela Paz também estava ligado às atividades. 

Incentivar denúncias ajuda a mudar a realidade

Na manhã dessa quinta-feira, houve a entrega de panfletos informativos na sinaleira em frente ao Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISPC). A iniciativa foi de representantes do Conselho Tutelar e Conselho dos Direitos da Mulher, Escritório de Defesa dos Direitos da Mulher, Polícia Civil e Centro de Referência da Assistência Social (Creas). 

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: pai de santo investigado por abusar de crianças em Vera Cruz é preso

Publicidade

A delegada Raquel Schneider participou da blitz de trânsito. Segundo a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a ação foi organizada dentro da Operação Caminho Seguro, desenvolvida de 2 a 18 de maio em nível nacional. “A Polícia Civil está participando com outros órgãos de segurança e afins que atuam com crianças e adolescentes. Essa operação visa a conscientização e o combate à exploração sexual infantil”, afirmou.

Raquel disse ainda que são preocupantes os casos que chegam ao conhecimento das autoridades. “Com essas campanhas, buscamos incentivar as denúncias e dizer que procurar uma delegacia é importante”, garante.

A delegada ressaltou que a segurança pública oferece uma rede de apoio capacitada para auxiliar. “Ela não vai simplesmente registrar uma ocorrência, oferecemos todo um apoio depois desse registro. É um trabalho desenvolvido em nível municipal, junto à Prefeitura. Por isso eu afirmo, podem denunciar que nós vamos dar o encaminhamento necessário”, salientou Raquel.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Polícia deflagra operação contra exploração sexual infantil em Santa Cruz

Quem também participou foi a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira. “Esse dia é extremamente importante, primeiro para firmarmos a data e também para chamarmos a atenção das pessoas para essa questão. Porém, mais importante que isso, eu vejo a ação como uma política pública, dentro do nosso papel enquanto agentes do desenvolvimento social.” 

Roberta disse ainda que a secretaria tem realizado ações, tanto com crianças como adolescentes. “Estamos tirando eles da rua, envolvendo em oficinas, serviços de convivência em contraturno escolar e muitas outras atividades”, relatou. Um dos objetivos também é reafirmar a importância das ações preventivas e educativas. “Só assim conseguiremos mudar uma realidade que sabemos que existe e precisa ser combatida”, completou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto da Polícia Civil leva diálogo sobre prevenção à violência para alunos da Escola Goiás

Outras iniciativas

A conscientização acerca do abuso infantil foi lembrada em diferentes momentos ontem. No Bairro Santa Vitória, cerca de cem crianças participaram de uma caminhada com balões coloridos, chamando a atenção para a mobilização. Estiveram presentes usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Loteamento Beckenkamp e Residencial Viver Bem, atendidos pela Associação de Projetos Educacional e Social para Crianças e Adolescentes (Aesca), além de usuários do Cras Beatriz Jungblut. Um grupo de frequentadores do Centro de Convivência da Melhor Idade (CCMI) e os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança também prestigiaram a ação. Já o Conselho Tutelar promoveu um encontro no SCFV do Bairro Esmeralda.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.