Faltando menos de três semanas para o início da Semana Farroupilha em Santa Cruz do Sul, a programação do evento começa a ser definida. Nomes com destaque no cenário musical nativista, como João de Almeida Neto e Gilberto Monteiro, já estão confirmados. Os festejos vão acontecer entre os dias 13 e 20 do próximo mês e envolverão todas as entidades tradicionalistas do município, bem como a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), Bombeiros, Brigada Militar e Guarda Municipal.
No início da semana foi realizada uma reunião para acertar os últimos detalhes sobre as rondas e, também, passar algumas informações técnicas sobre o desfile farroupilha. De acordo com a presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas, Maria Nilza de Oliveira Paz, um dos assuntos mais importantes tratados no encontro foi a segurança das crianças durante as tardes nos CTGs. “Alguns lugares não têm pátio e exigem atenção redobrada”, disse ela.
O lançamento oficial da Semana Farroupilha está previsto para o próximo dia 2, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros de Santa Cruz, a partir das 19 horas. Além da cerimônia, haverá apresentações artísticas e solenidade de entrega de faixas e crachás para as prendas e peões escolares farroupilhas e também para as representantes da Associação Tradicionalista Santa-cruzense (ATS). Às 22h15 haverá um show musical, ainda não definido. Após, será realizado baile gaúcho com o grupo Herança Farrapa.
Publicidade
Fiscalização contra mormo será rigorosa
De acordo com o coordenador do desfile farroupilha, Juliano Batista, a atividade deve reunir cerca de 300 cavaleiros, integrantes de invernadas artísticas e escolas de Santa Cruz do Sul. O trajeto a ser percorrido será exclusivamente na Rua Ernesto Alves, no trecho entre o Supermercado Imec e a loja Tumelero.
No ano passado, iniciou a fiscalização dos animais que participam do desfile, por conta da ocorrência de mormo no Estado. Nesta edição, a vistoria será intensificada. Por isso, é necessário que todos os cavaleiros tenham em mãos os exames na hora do desfile. Além disso, será exigida a comprovação da vacina contra a influenza e a guia de trânsito animal.
Publicidade
Outra novidade, segundo Batista, é a utilização de pulseiras nos cavalos para a confirmação da vistoria. Conforme o coordenador, essas medidas foram tomadas para cumprir uma normativa federal. “Nesse ano, todos serão fiscalizados”, apontou.
Música nativista é destaque entre as atrações
Dentre as atrações já definidas para a Semana Farroupilha está o cantor João de Almeida Neto (foto), programado para o dia 20 de setembro, às 16 horas, encerrando os festejos. O show será no Parque de Eventos, onde os cavaleiros se reúnem após o desfile. Outro nome confirmado é Gilberto Monteiro, que se apresenta no dia 14 de setembro, às 23 horas, no pavilhão central do Parque da Oktoberfest.
Publicidade
This website uses cookies.