ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Programação da Semana Negra começa nesta quinta-feira

Vera Lúcia falou sobre a programação

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro – próximo domingo. Por isso, o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Santa Cruz do Sul inicia nesta quinta-feira, 17, uma programação especial para celebrar a data e debater assuntos importantes. Os eventos serão variados e abordarão temáticas como saúde, meio ambiente, identidade, justiça social e ações afirmativas.

Na última segunda-feira, a presidente do Compir, Vera Lúcia da Silveira, participou de programas nas rádios da Gazeta Grupo de Comunicações para divulgar a programação da Semana Negra. “Começa no dia 17, às 14 horas, na Estação Férrea. Vamos ter sarau poético, roda de saberes negros e contação de histórias e também uma homenagem à prefeita Helena Hermany, pelo engajamento dela em nossas pautas”, explicou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Movimento das Mulheres Negras realiza encontro alusivo ao Outubro Rosa

Publicidade

De acordo com Vera, o Compir planejou a Semana Negra com o objetivo de abordar o maior número possível de temáticas e abranger várias pessoas. A roda de saberes negros será com estudantes. “Sabemos que a educação é o primeiro caminho. A oralidade começa no primeiro núcleo social do sujeito, que é a família, mas hoje as crianças vão cedo para as escolinhas e é importante que coloquemos os pequenos para aprenderem sobre o que é igualdade racial de uma maneira diferente.”

Outras atividades serão realizadas, como um Fórum de Saúde Popular Comunitária, concurso de rei, rainha, príncipe e princesa e uma caminhada na natureza. “É uma trilha que faremos na cascatinha do Acesso Grasel. O saber negro nos ensina que se a mãe não viver, não haverá vida. Precisamos preservar essa mãe.” O encerramento será no domingo, com um grande evento com música na Praça Getúlio Vargas.

Publicidade

A realização da Semana Negra é do Compir, Município de Santa Cruz do Sul e Centro Cultural Afro Brasileiro Salve Jorge.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Abolição da escravatura: um dia para refletir sobre a desigualdade racial

Programação

Saiba mais

O Compir é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador. O Conselho deu o primeiro passo em 2005, mas virou lei em 2015. “Nossa atribuição é, justamente, pensar políticas públicas e ações afirmativas que venham ao encontro das necessidades da população negra de Santa Cruz do Sul. É um trabalho de formiga, porque é muito difícil quando se tem denúncias cotidianas de ataques racistas na nossa comunidade.”

Publicidade

Um dos objetivos do Compir é se transformar em uma coordenadoria ou secretaria. “Já há a Coordenadoria da Mulher e a Coordenadoria da Diversidade. Esse movimento nos dá esperança, aguardamos um retorno. Mas o atual governo tem acenado sempre com muito carinho e muito interesse às nossas demandas.” 

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta