Categories: GeralRegional

Programação alerta sobre violência contra os idosos em Venâncio Aires

Apesar do envelhecimento vegetativo dos brasileiros e do número crescente de idosos em atividade, o preconceito e a violência contra essa faixa da população ainda são um problema grave no País. A constatação vem do governo federal ao divulgar aumento no número de denúncias de violência contra os idosos. Se em 2019 elas representavam 30% do total relacionado a violações de direitos humanos recebidas pelo canal telefônico Disque 100, no fim do ano passado, com o isolamento social imposto pela pandemia, essa quantidade teve elevação de 53%.

Em Venâncio Aires, também se observa crescimento de casos junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Em todo o ano passado, houve 49 registros de pessoas idosas vítimas de violência intrafamiliar e 54 casos de negligência ou abandono. Só nos primeiros quatro meses deste ano, já são 28 registros.

LEIA TAMBÉM: Senado aprova medidas protetivas a idosos em situação de violência

Publicidade

No mês que marca a Conscientização Pelo Fim da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Venâncio, por meio do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Gabinete da Primeira-Dama, Gabinete da Vice-Prefeita e Secretaria de Desenvolvimento Social, desenvolve uma série de programações para alertar a população sobre o tema. Segundo a presidente do Conselho da Pessoa Idosa, Camila Capelão, mais da metade das denúncias de violência contra idosos aponta que os episódios acontecem no ambiente doméstico. Em grande parte, os agressores são filhos ou netos. “Por isso a importância de valorizar o processo de envelhecimento e informar a todos sobre as formas de violência e como interromper esses ciclos”, salienta.

LEIA TAMBÉM: Golpes contra idosos: Polícia Civil dá dicas para não cair na conversa de estelionatários

A administração municipal está desenvolvendo um fôlder informativo sobre o assunto e trabalhará junto aos grupos de idosos. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos). Em Venâncio Aires, também é possível ligar para a Brigada Militar (190) e o Centro de Referência da Assistência Social (Creas), no número (51) 2183 0665.

Publicidade

Tipos

  • Violência psicológica: gritar, xingar, discriminar, menosprezar, agir com preconceito ou humilhar levam a pessoa idosa à tristeza e, consequentemente, à depressão.
  • Abandono: todos nós temos histórias de vida próprias e trajetórias singulares que criam nossa identidade. Com os idosos não é diferente, mas muitas vezes eles são privados do convívio com a família. Seja pelo descaso proposital, seja por ser forçado a ir para uma instituição ou casa de repouso.
  • Abuso econômico: administrar as finanças na velhice pode ser uma dificuldade, sobretudo dentro de casa. Mais da metade dos crimes de abuso econômico de idosos envolve os parentes mais próximos, que se apropriam dos recursos e bens por meio de intimidação ou mesmo sem consentimento.

LEIA TAMBÉM: Apopesc debate melhorias para os idosos e alerta para golpes

Atividades do Junho Violeta

  • 9 de junho: Vila Deodoro: programação com Clube de Mães Emater
  • 11 de junho: participação no programa Tua vida Melhor
  • 14 de junho: reunião com grupos da melhor idade para distribuição dos fôlderes. Presença da equipe do Creas, Juliani Klamt e da secretária do Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade, para falar sobre abandono do idoso
  • 15 de junho: Rádio RVA (João Paulo), às 8 horas – promotor Fernando Buttini e Fernanda Bauermann (Procon) falarão sobre o tema Violência Financeira.
  • 15 de junho: roda de bate-papo do Sesc, na Câmara de Vereadores, às 14 horas.
    • Delegado Vinicius Lourenço de Assunção
    • Representantes da equipe Cras Battisti
    • Secretária do Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade
    • Secretário do Desenvolvimento Rural, Gilberto Santos, autor da lei municipal 6.598, de 16 de junho de 2020, que institui o Junho Violeta
  • 21 de junho: Linha Marmeleiro – Gabinete da Primeira-dama
  • 22 de junho: Linha Cipó – Gabinete da Primeira-dama
  • 23 de junho: Linha Ponte Queimada – Emater (Clube de Mães)
  • 25 de junho: Café com Carlão – Terra FM, às 7 horas
    • Secretária do Desenvolvimento Social, Claidir Kerkhoff Trindade (Trabalho do Conselho do Idoso + Abandono de idosos)
    • Secretário do Desenvolvimento Rural, Gilberto Santos, autor da lei municipal 6.598, de 16 de junho de 2020, que institui o Junho Violeta.
    • Primeira-dama – Grupos da melhor idade
  • 28 de junho: casas geriátricas (Lar Novo horizonte e Bem Estar) + Sesc

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.