Em 13 de julho de 2018, data em que é comemorado o Dia Mundial do Rock, a 99,7 FM, emissora da Gazeta Grupo de Comunicações, lançou um programa voltado ao gênero. Desde então, o Voo Livre vai ao ar todas as sextas-feiras, das 22 horas até a meia-noite. Ao longo de duas horas, Rodrigo Sperb e Roberto Patta apresentam clássicos que marcaram o mundo musical desde a década de 1960. Em um ritmo descontraído, que mescla nostalgia e inovação, a dupla traz curiosidades sobre as canções e recupera melodias que haviam sido esquecidas ou eram desconhecidas pelo público.
Passados seis anos, os apresentadores acreditam que o programa se consolidou, não só entre os entusiastas do gênero, mas também para aqueles que o estão descobrindo. Tornou-se também uma oportunidade para bandas locais e do interior do Estado apresentarem seus trabalhos. E com o passar do tempo, bandas de todo o País começaram a enviar músicas para tocar no Voo Livre.
LEIA TAMBÉM: De forma voluntária, morador de Santa Cruz restaura instrumentos após a enchente
Publicidade
Diagramador da Gazeta do Sul, Sperb – que também é músico e faz parte da banda Íris Ativa – integra a atração desde o começo, a convite de Pepe Soares, idealizador do projeto. A partir daí, assumiu a responsabilidade de escolher as bandas internacionais que tocarão a cada semana. Conforme o apresentador, além de prestigiar as clássicas – incluindo Led Zeppelin, Deep Purple e Van Halen, entre outras –, dá espaço às mais recentes, que surgiram a partir dos anos 2000. “A partir do programa, buscando inovar e apresentar músicas para a audiência, acabei conhecendo bandas que talvez não teria escutado”, admitiu.
Patta, editor de Esportes da Gazeta do Sul, juntou-se ao colega em 2020. “Minhas sextas-feiras são abençoadas pelos deuses do rock ‘n roll”, afirmou. Há quatro anos, conduz o Broco Blazuka, voltado ao rock nacional. Para além dos artistas que marcaram gerações desde a década de 1970, empenha-se em apresentar as bandas com trabalhos autorais. “É assim que vamos manter a chama do rock ‘n roll acesa. Para muitos, o único espaço onde podem apresentar o seu som é o Voo Livre”, afirmou Patta ao lembrar que este é um dos poucos programas dedicados ao rock nas rádios do Estado.
LEIA TAMBÉM: Secretaria de Cultura lança editais de premiação da Lei Paulo Gustavo
Publicidade
Parcerias
Em seu aniversário de seis anos, o programa celebra o apoio cultural da HBier, parceira para futuros eventos e para fortalecer a marca junto ao programa. Em breve, mais novidades devem ser anunciadas.
Com o intuito de manter o rock ‘n roll na Rádio FM 99,7, os apresentadores garantem que os ouvintes poderão celebrar muitos aniversários pela frente. “Enquanto estivermos respirando, vamos estar no Voo Livre. Se um dia acabar, eu não sei o que vamos fazer nas sextas-feiras”, reiterou Sperb. O público pode acompanhar a atração pelas redes sociais no Facebook (Rádio 99,7 FM), Instagram (@radio99.7fm) e Spotify (Voo Livre 99,7 FM).
Artistas deixam recado especial
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙