Santa Cruz do Sul

Programa visa estimular a regularização de imóveis em Santa Cruz

Com o slogan “Dono de Verdade é Quem Registra”, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançou o Programa de Incentivo para a Regularização de Transações Imobiliárias. A ideia é estimular que os cidadãos possam colocar em dia seus imóveis, em especial nos casos em que existem os chamados contratos de gaveta.

Para divulgar a proposta, a prefeita Helena Hermany recebeu representantes de imobiliárias do município. Também estiveram presentes o secretário da Fazenda, Valdir Bruxel, e o secretário municipal de Relações Institucionais e Esporte, Everson Carvalho de Bello, responsável por coordenar as ações de divulgação.

LEIA TAMBÉM: Saiba mais sobre o programa que vai incentivar acerto de contas no País

Publicidade

O programa prevê a redução da alíquota do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), de 2% para 1% em transações imobiliárias de compra e venda, dação em pagamento e permuta, realizadas até 31 de dezembro de 2021, quitadas ou não, e que venham a ser formalizadas por escritura pública. A base de cálculo será o valor venal atual do imóvel, constante no cadastro imobiliário.

O incentivo terá vigência para as guias incluídas no sistema, a partir da data de publicação da lei, com prazo-limite até 30 de novembro deste ano. É preciso procurar um tabelionato até a data-limite para se beneficiar da medida.

Segundo Helena, é uma oportunidade para quem não tem a escritura garantir a posse legal de um imóvel adquirido. Na mesma linha, Bruxel destacou que o incentivo é uma ação pontual e não deverá se repetir em outras ocasiões. “Muitas pessoas tiveram a infelicidade de serem demitidas em 2020 e 2021, em consequência da pandemia, compraram imóveis e não tiveram como registrar devido aos custos”, ressaltou.

Publicidade

O presidente da Sociedade das Empresas Imobiliárias de Santa Cruz do Sul (Seisc), Taiguara Otes, avaliou o programa como uma iniciativa positiva. “Tudo que vem em benefício da comunidade e também dos nossos clientes pode contar com a parceria da Seisc. Achamos uma belíssima iniciativa e quem sabe, com o estreitamento desse diálogo, outras poderão surgir mais adiante”, disse.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.