Com o fim do tradicional período de férias de verão, o retorno às aulas e a volta ao ritmo normal das atividades, chega também a hora de enfrentar um dos maiores desafios das médias e grandes cidades: o trânsito. Com 1,32 habitante por veículo emplacado (segundo o Censo Demográfico do IBGE), em Santa Cruz do Sul, esse desafio é ainda maior. Para fortalecer estratégias que promovam uma cultura de paz e segurança no trânsito entra em ação o Programa Trânsito Vida.
Nesta quarta-feira, 6, uma reunião no Centro Integrado de Segurança Pública de Santa Cruz do Sul (CISP) envolveu representantes de diversos órgãos de segurança e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, além de empresas parceiras na formação e sensibilização de jovens voluntários. O encontro foi realizado com o propósito enriquecer as discussões e planejar ações educativas, projetos continuados e campanhas como o Maio Amarelo e a Semana Nacional de Trânsito, que acontece anualmente no mês de setembro.
LEIA TAMBÉM: Educação preventiva: projeto debate o trânsito nas escolas de Santa Cruz
Publicidade
Durante a reunião esteve em destaque, o papel do protagonismo juvenil nas ações educativas para promover um trânsito mais seguro. Alunos de escolas de Santa Cruz e Venâncio Aires, que já participaram do Trânsito Vida, falaram da participação em blitz educativas, em palestras e narraram suas experiências como colaboradores do programa em suas comunidades. Também diretores de escolas deram depoimentos reforçando a importância de engajar os jovens nas ações de conscientização.
Na avaliação do gestor de projetos sociais da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Rodrigo Costa, o engajamento dos jovens é fundamental para que se construa no presente um trânsito mais humano. Ele também ressaltou a participação dos diversos entes envolvidos e a importância do planejamento estratégico. “Essa fase é de extrema importância no processo de elaboração das campanhas de segurança no trânsito porque nos dá tempo hábil para poder agir preventivamente, evitar acidentes e preservar vidas”, disse.
LEIA TAMBÉM: Entenda a importância do exame toxicológico para motoristas
Publicidade
As atividades para este ano serão pensadas a partir do lema da campanha nacional, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): Paz no trânsito começa por você!. Participaram do encontro representantes da Sesmob, Guarda Municipal, Brigada Militar, Ronda Escolar, Patrulha Escolar, Polícia Rodoviária Estadual, Comdica, Proerd, Sest/Senat, CFC Intelligence e direções de escolas de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, além de colaboradores do Programa Trânsito Vida.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.