Os profissionais das secretarias de Educação, Cultura e Turismo e da Saúde e Bem-Estar Social de Sinimbu, em visita às escolas do município nos últimos dias, estão levando e efetuando a entrega de uma garrafa personalizada do Programa Saúde na Escola (PSE) para cada criança e adolescente matriculados na rede municipal e estadual.
A garrafa, de uso pessoal, foi adquirida a partir de incentivos financeiros provenientes do PSE. Como realce impresso na garrafa, vem o dizer “Água é saúde. Água é vida”, com o propósito de cada estudante estar utilizando-a, habitualmente, para armazenar água, e assim estar abastecido. A hidratação é importante para manutenção da saúde, além de garantir o bem-estar e prevenção de doenças.
LEIA TAMBÉM: Jogo de tabuleiro sobre o SUS é lançado em seminário do Programa Saúde na Escola
Publicidade
As secretarias de Educação, Cultura e Turismo e da Saúde e Bem-Estar Social promovem regularmente, ações de atenção e cuidado com a saúde das crianças, adolescentes e jovens estudantes, por meio do PSE. O objetivo é oferecer um ambiente saudável nas escolas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.
O Programa é uma política pública federal, que contribui para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporciona à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde e educação. Os temas são diversos, de modo que, ao longo do ano, são abordados em sala de aula assuntos como promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, prevenção das violências e dos acidentes, promoção das práticas corporais, da atividade física, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, entre outros.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai receber R$ 1,6 milhão para investimentos em saúde, educação e cultura
Publicidade
Outras ações ainda envolvem a saúde do aluno de forma mais direta. É o caso da promoção e avaliação de saúde bucal, verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar, nutricional, alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil. As nutricionistas Juliana Stona e Daniela Kronbauer têm visitado as escolas e estão em contato com os alunos frisando a importância da alimentação saudável para prevenção da obesidade.
A dengue também tem sido tópico recorrente no Programa Saúde na Escola. Por meio de orientações adequadas sobre como colaborar para a não proliferação do mosquito transmissor da doença, conversas e alertas estão acontecendo nas escolas para que tais informações sejam propagadas nas famílias.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.