Categories: Regional

Programa recolhe embalagens de agrotóxicos em 563 municípios do Sul

Uma iniciativa que dura 17 anos e se preocupa com o meio ambiente, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, já recolheu mais de 13,4 milhões de embalagens. Pioneiro no Sul do Brasil, o programa foi desenvolvido pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) em outubro de 2000.

São 563 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina atendidos pela coleta itinerante que percorre 2,3 mil pontos de recebimento na zona rural. O programa beneficia 130 mil produtores de tabaco gaúchos e catarinenses, com segurança na devolução dos recipientes tríplice lavados em pontos de coleta. Todo o material recolhido segue da casa do produtor para centrais de recebimento e triagem credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

Para celebrar este processo e a importância da iniciativa, foi instaurado em 2008 o Dia Nacional do Campo Limpo, comemorado na próxima sexta-feira, dia 18 de agosto. A data estimula a reflexão sobre a preservação do meio ambiente, saúde e segurança dos produtores rurais.

Publicidade

“O número de embalagens recolhidas pelo programa do setor pode dar a impressão de que utilizamos muito agrotóxicos, quando na verdade somos o que menos utiliza, segundo apontaram pesquisas. Além disso, os produtores de tabaco podem destinar ainda as embalagens utilizadas em outras culturas”, destaca o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke.

“A conscientização dos produtores é muito importante nesse caso. Ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente, a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos permite a reciclagem dos recipientes e o retorno ao sistema produtivo como matéria-prima para empresas recicladoras”, afirma o coordenador do programa, Carlos Sehn.

Entre as diversas destinações de uso a que podem ser submetidas, está a da construção civil, por meio da produção da chamada madeira plástica, conduítes para fiação elétrica e dutos corrugados. Pode também ser utilizado na confecção de embalagens para óleo combustível e novas embalagens para agrotóxicos. Quem adere ao programa e entrega as embalagens tríplices lavadas, ganha recibos – fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental. Além de preservar o meio ambiente, o produtor assegura a saúde e a segurança da sua família, bem como atende a legislação. 

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.