O último programa da série cultural Vozes da História terá a participação da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, além de outros prefeitos da região. A iniciativa, com relatos de memória oral da história local, vai ao ar ao vivo pelo YouTube nesta quarta-feira, 29, a partir das 14 horas. Cada participante terá um tempo para narrar as suas lembranças sobre a história de Santa Cruz do Sul, as emancipações que geraram novos municípios e as perspectivas para o futuro.
De acordo com o pedagogo, produtor cultural e coordenador do projeto, Rodrigo Kohl Ribeiro, a iniciativa era um sonho antigo que ele tentava emplacar desde 2013 e pôde colocar em prática durante a pandemia. “O objetivo maior é aproveitar a memória viva e poder ter arquivado todos os depoimentos, como uma cápsula do tempo, que futuramente todos poderão acessar”, conta. Para Rodrigo, o ideal é realizar um levantamento maior sobre quem possa ser detentor da história da região e organizar seminários presenciais com homenagens, envolvendo as redes escolares, o que ele espera que seja possível fazer em breve.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul: uma terra acolhedora
A etapa em Santa Cruz também coincide com a comemoração do aniversário de 143 anos do município. Para Rodrigo, a história de Santa Cruz do Sul é rica e deve ser preservada, e todos os municípios emancipados, desde Vera Cruz, em 1959, até Herveiras, em 1995, fazem parte da história santa-cruzense.
Publicidade
“Escutar e gravar os relatos históricos de quem vivenciou esse processo nos leva a mergulhar no passado, mas não somente, pois cada ente municipal tem em sua memória acontecimentos que não estão nos livros de história. É isso que torna o projeto tão emocionante, porque estou ajudando a projetar o futuro”, comenta o coordenador. “Sinto-me orgulhoso em poder ser o pivô desta lembrança. Basta olhar nos olhos dos homenageados para testemunhar a emoção que sentem ao relatar suas recordações.”
Participam da iniciativa, além da prefeita de Santa Cruz do Sul, os prefeitos de Boqueirão do Leão, Jocemar Barbon; de Gramado Xavier, Marcelo Laufer; de Herveiras, Nazario Rubi Kuentzer; e de Vale do Sol, Maiquel Silva. Também participam na condição de homenageados José Alberto Wenzel e Nasário Eliseu Bohnen, de Santa Cruz; Eleno Ogliari, Fábio Fabris e Osmar Ghisleni, de Boqueirão do Leão; Coraldino Calmes da Silveira e Lauri Greiner, de Herveiras; Mauro Klafke e Reni Giovanaz, de Gramado Xavier; e Ireno Finkler e Walmor Haas, de Vale do Sol, além do professor Valdomiro da Rocha, convidado especial do projeto, representando Vera Cruz.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: série conta a história de Rio Pardo, um dos quatro primeiros municípios do RS
Publicidade
Rodrigo, que também é diretor da IES Zoom, conta que os relatos ficarão gravados na plataforma à disposição da comunidade dos municípios, que poderá utilizar as informações para pesquisas, livros, revistas e documentários. Os municípios vão organizar salas de vídeo junto às escolas estaduais e municipais, permitindo que professores e estudantes possam assistir ao encontro. “Temos muito a construir com escolas, grupos de jovens e toda a comunidade no sentido de preservar nossa história para as gerações futuras. Quem ganha é a cultura de toda nossa região.”
O programa Vozes da História acontece através do Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, em parceria com a Fundação Marcopolo com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc. O projeto Programa no YouTube: dos municípios emancipados de Santa Cruz do Sul à transformação contada pela memória dos que a vivenciaram contempla os municípios de Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Herveiras, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Vera Cruz.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: o valioso museu criado por Biágio Soares Tarantino
Publicidade
This website uses cookies.