Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

vera cruz

Programa Protetor das Águas está com as inscrições abertas; saiba como participar

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Arroio Andréas é um dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de Vera Cruz 

O programa Protetor das Águas de Vera Cruz está com inscrições abertas. A iniciativa busca por moradores das áreas dos arroios Andréas e Dona Josefa para integrar o esforço que valoriza e protege os recursos hídricos que abastecem o município. A iniciativa privada surgiu em 2011 e é a única no Rio Grande do Sul que conta com o certificado da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

A coordenadora-geral do Protetor das Águas de Vera Cruz, Tanise Etges, explica que os interessados em participar precisam usar o WhatsApp (51) 99868 3551. As inscrições ficarão abertas enquanto houver procura pelo programa. Devem entrar em contato moradores que estejam na área de abrangência dos arroios Andréas e Dona Josefa e tenham nascentes ou córregos que cruzam por suas propriedades. 

LEIA TAMBÉM: Governo Federal reconhece situação de emergência em Santa Cruz devido à estiagem

Publicidade

A partir do contato, os interessados entrarão em uma lista de espera e a equipe técnica irá agendar uma visita à propriedade para realização de vistoria. “Essa vistoria gera um diagnóstico que é colocado em um croqui. Posteriormente, é apresentado para o produtor e é feita uma proposta para preservação das áreas”, explica.

Após a apresentação, entra-se em uma negociação para se chegar a um acordo entre as partes. No ano passado, a iniciativa contou com 117 propriedades participantes. 

Entenda

O programa tem por objetivo o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). No caso de Vera Cruz, ele está relacionado à preservação do recurso hídrico, que é o manancial de abastecimento da população vera-cruzense.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Programa estimula servidores a propor soluções para reduzir gastos públicos

“Inclui o Andréas e o Dona Josefa, que desemboca no Andréas logo antes do ponto de captação de água do município”, afirma Tanise Etges. O valor que cada participante recebe varia conforme o tamanho da área e o tipo de manejo do solo que o produtor utiliza em sua propriedade. 

Tanise ressalta a importância do programa, que objetiva a preservação do principal manancial hídrico de abastecimento público da população. Segundo ela, é importante manter uma quantidade suficiente de água para garantir a qualidade do recurso.

Publicidade

O Protetor das Águas conta com financiamento da Philip Morris e Município de Vera Cruz. O apoio é do Comitê Pardo, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Emater, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e ANA. 

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no NOSSO NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.