Produtores rurais de hortaliças de Santa Cruz do Sul terão a oportunidade de participar de uma capacitação que visa proporcionar melhores retornos com a atividade. Trata-se da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), um programa individual de formação rural para os produtores desenvolverem conhecimentos e novas habilidades. A iniciativa foi apresentada para agricultores na sede da Sicredi Vale do Rio Pardo.
O programa será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS). A mobilização para o início foi liderada pela Secretaria de Agricultura de Santa Cruz, com a Sicredi Vale do Rio Pardo, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz, Sindicato Rural, Coopersanta e Associação de Feirantes de Santa Cruz (Assafe).
LEIA TAMBÉM: Clima é mais favorável para cultivo de hortaliças
Publicidade
O supervisor do ATeG, Rafael Gatto, explica que o programa acompanha o produtor rural na propriedade durante três anos com visitas técnicas uma vez por mês, com duração de quatro horas. Na primeira etapa, é feito um diagnóstico produtivo individualizado para identificar pontos fortes e fracos da produção. Após, o técnico realiza um planejamento estratégico para definir os objetivos do negócio.
Na terceira etapa, o profissional sugere adequações tecnológicas. Além disso, o programa conta com a oferta de cursos extras para complementar o conhecimento. Por fim, é realizada uma análise dos resultados para avaliação e necessidade de ajustes, se necessário. “Esse é um programa que melhora a produtividade e renda através da evolução socioeconômica dos produtores, famílias e da comunidade. Além disso, promove o desenvolvimento sustentável”, ressalta.
LEIA TAMBÉM: Solo bem cuidado é fundamental na produção de hortaliças
Publicidade
Veja como se inscrever
Os produtores de hortaliças de Santa Cruz interessados em participar do programa devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, localizada na Rua Tenente Coronel Brito, 176, no Centro. O técnico agrícola Moisés Josiel Mora, da Secretaria de Agricultura de Santa Cruz, frisa que a ATeG irá oferecer mais amparo para a qualificação da produção. “Esse é um excelente projeto para a área de horticultura do município, em que um profissional vai visitar a área produtiva e auxiliar na tomada de decisões e manejos das hortaliças”, comenta.
LEIA TAMBÉM: Apesar de menores, frutas cítricas estão com a qualidade mais alta nesta safra
Já o secretário de Agricultura, Décio Luís Hochscheidt, destacou que a união entre entidades busca ajudar as pessoas que trabalham na área. “O programa vai trazer mais assistência técnica para os feirantes e as pessoas que querem crescer no meio rural.”
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade