Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Programa Movida pode ser beneficiado com Imposto de Renda

A destinação de recursos do Imposto de Renda de pessoa física ou jurídica, que tenham imposto a pagar, ainda gera muitas dúvidas. Para orientar e esclarecer como e onde o imposto pode ser aplicado, a Receita Federal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) criaram o Projeto Destinar. O Programa Movida, do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, está autorizado pelo Conselho para receber as destinações e utilizar em projetos que atendam gratuitamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. “O projeto Nosso Vôlei, do Programa Movida, pode receber as destinações, o que auxilia na qualificação da iniciativa, no aumento do número de atendimentos, ampliação das modalidades, entre outros benefícios que irão suprir as carências ainda existentes”, destacou o diretor da escola, Nestor Rascher. 

O Projeto Destinar auxilia as pessoas a decidirem para onde parte do seu imposto será aplicado. Um percentual de até 3% apurado na Declaração do Imposto de Renda pode ser destinado, feito na própria declaração de ajuste. Desta forma, o prazo é o mesmo, sendo data limite dia 28 de abril de 2017. Outro detalhe importante é que esta destinação apenas pode ser realizada na declaração completa, na simplificada não é possível. Contudo, o valor não pode ser aplicado diretamente para os beneficiários. O comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) deve ser entregue ao Comdica ou enviado para o e-mail [email protected] para emissão de recibo de predestinação à entidade de escolha, pois outras instituições do município também estão habilitadas para receber recursos desta forma. Em caso de dúvida, o cidadão pode consultar um contador.

MOVIDA

Publicidade

O Programa Movida tem 11 anos de atividades. O projeto social do Colégio Mauá é focado em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A partir de 2015, a iniciativa foi reestruturada, e passou a trabalhar somente com crianças e adolescentes na área de esportes, tendo como norteador o Projeto Nosso Vôlei; e na área lúdica, recreativa e esportiva com o Projeto Semeie. Entre os resultados obtidos estão a redução da evasão escolar; motivação e novas perspectivas de vida; participação em competições pelo estado; disseminação de valores do esporte, respeito às regras, respeito ao outro, trabalho em equipe, superação e comprometimento. Além disso, a iniciativa empregou diversos adolescentes no programa do Governo Federal Jovem Aprendiz, por meio de parceiros.

O Projeto Nosso Vôlei iniciou em 2009, sendo a principal ação do Movida. Com abrangência municipal, o projeto recebe crianças e adolescentes de oito a 16 anos, matriculados em escola com assiduidade e comprometimento. As aulas de vôlei e mini vôlei acontecem de segunda a sexta-feira de forma gratuita no turno inverso ao escolar nas dependências da Sociedade Ginástica, com orientação de profissionais qualificados na área esportiva. Já o Projeto Semeie assiste os pequenos com idade de zero a seis anos. As atividades são realizadas nos bairros de Santa Cruz do Sul, pois se trata de um trabalho itinerante que leva leitura, magia, alegria, brincadeiras, ações lúdicas e esportivas para as Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e demais instituições voltadas para o mesmo público. 

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.