ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Programa já zerou 18 filas de espera na Saúde em Santa Cruz

Índice de 10,89% de ausências registrado em janeiro deste ano passou para 19% em abril

Em menos de cinco meses, o Fila Zero já atendeu toda a demanda de 18 filas de espera para exames e consultas com especialistas, autorizados até 30 de abril deste ano. Entre os dias 28 de maio e 18 de junho, foram atendidos 2,2 mil pacientes – o que representa quase um terço de todo o grupo que faz parte do programa, que soma cerca de 7,6 mil pessoas. 

O Fila Zero foi criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA) para reduzir as filas de espera por consultas com médicos especialistas e exames de baixa e média complexidade. Fazem parte da iniciativa, pessoas que tiveram suas solicitações autorizadas pela Central de Regulação e Agendamento até a data de corte. A expectativa é atender quase ou toda a demanda até fevereiro de 2020.

Publicidade

De acordo com a diretora de Saúde da SESA, Raquel Rozeno, até agora, 496 pacientes faltaram aos atendimentos, um índice de 17,86% de ausências. Outras 589 pessoas desistiram ou não deram retorno às convocações. Os nomes dos chamados são publicados no site oficial da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br). Até agora, já foram divulgadas 115 listas de pacientes. 

Publicidade

Neste momento, estão sendo marcados os exames de ultrassonografia, tomografia, teste ergométrico, eletroneuromiografia e eletroencefalograma, além das consultas com traumatologista e hematologista. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou o telefone 9 8444-9875 para quem tiver dúvidas sobre o Fila Zero. O atendimento ocorre todos os dias, das 8 às 22 horas. 

LEIA MAIS: Em dois meses, programa Fila Zero já atendeu 1,2 mil pessoas

Publicidade

Como funciona o Fila Zero?

Publicidade

O Fila Zero é um programa realizado em parceria com os hospitais Santa Cruz e Ana Nery e mais três clínicas particulares na área de fonoaudiologia. Portanto, esses pacientes que estavam à espera pelo atendimento e tiveram sua consulta ou exame autorizados pela Central de Regulação e Agendamento até o dia 30 de abril de 2019, foram removidos da lista do Sistema Único de Saúde (SUS) para serem encaminhados pelo programa, sem burlar o fluxo de agendas do SUS. 

A prioridade de atendimento é para aquelas pessoas que estão há mais tempo na fila de espera. Os dias e horários para a realização de consultas, exames e demais procedimentos seguem as agendas dos prestadores, podendo ocorrer fora do horário comercial e até mesmo nos fins de semana. Cabe deixar claro que usuários que ingressaram após a data de corte – 30 de abril último –  terão seus agendamentos realizados dentro do fluxo normal de marcação do SUS. 

Publicidade

Entenda:

Publicidade

O que já foi zerado?
Exames de eletrocardiograma, mamografia, holter 24 horas, endoscopia, audiometria, endoscopia, ecocardiograma, ressonância e ecodoppler.
Consultas com fonoaudiologista, neuropediatra, proctologista, coloproctologista, neurologista, dermatologista, endocrinologista, gastroenterologista e vascular.

O que está sendo marcado?
Exames de ultrassonografia, tomografia, teste ergométrico, eletroneuromiografia e eletroencefalograma.
Consultas com traumatologista e hematologista.

Publicidade

Publicidade

Números:
18 especialidades zeradas;
2,2 mil atendimentos;
496 ausências;
317 desistências;
272 pessoas não deram retorno.

LEIA MAIS: Saúde em Santa Cruz: como vai funcionar o programa Fila Zero

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta