Categories: Regional

Programa em Santa Cruz possibilita diversificação na agricultura familiar

Todas as semanas a produção agrícola de 40 famílias de pequenos agricultores de Santa Cruz do Sul abastece os equipamentos públicos de alimentação e nutrição e a rede socioassistencial do município. Executado pela Prefeitura, através das Secretarias de Agricultura e de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) incentiva a diversificação na agricultura familiar, favorece a inclusão social dos agricultores e beneficia pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional com uma alimentação saudável.

Na propriedade de Elstor Müller, em Linha João Alves, a comercialização de hortaliças proporciona uma renda extra para família de cinco pessoas. Paralelo ao tabaco, a produção de hortis é comandada pela esposa, Solange Maria Müller, e a filha primogênita, Sheila Regina Müller. Participantes do PAA desde 2013, quando foi implantado no município, as produtoras entregam ao programa aproximadamente 100 kg de hortaliças por semana. “Com o PAA conseguimos aumentar a diversidade das nossas produções garantindo uma renda mensal fixa, o que não acontece na produção do fumo, quando recebemos um montante maior, mas apenas duas a três vezes por ano”, explica Solange. Os produtos, colhidos nos fins de tarde de domingo, saem frescos da propriedade para entrega na central de recebimento nas manhãs de segunda-feira.

No local, que fica junto a Secretaria de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação, uma diversidade de mais de 50 itens, totalizando aproximadamente 1,8 mil kg de alimentos, são entregues pelos agricultores cadastrados no programa. Conforme explica a nutricionista responsável pelo projeto, Giovana Reginatto Piuco Bittencourt, no mesmo dia os produtos de hortifrutigranjeiros, geleias, conservas, pão, cucas e bolos são distribuídos nas Cozinhas Comunitárias, Centros de Convivência, Abrigos Municipais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e algumas entidades de saúde do município. “Com a produção recebida são preparados mais de 1,5 mil almoços e 600 lanches diários que atendem, com refeições saudáveis e variadas, pessoas em situação de insegurança alimentar”, diz.

Publicidade

Uma previsão do montante e da diversidade dos produtos que chegam todas as segundas-feiras na central de recebimento é realizada num trabalho minucioso do técnico agrícola da Secretaria de Agricultura, Moisés Mora. “Quando não consigo visitar todas as propriedades na mesma semana, pois são 40, contato os produtores também por telefone para termos uma prévia do que vamos receber na semana seguinte”, explica. Essas visitas as propriedades, que são realizadas periodicamente pelo técnico, fazem parte do controle de qualidade do programa, pois os produtos devem atender aos padrões previamente estabelecidos aos agricultores cadastrados. 

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.