Dez aprendizes egressas foram selecionadas para a oitava edição do programa Nós Por Elas – A Voz Feminina do Campo, em andamento desde agosto. Além da participação de meninas do Estado, oriundas de Novo Cabrais, São Lourenço do Sul e Rio Pardo, neste ano o programa contempla jovens de Itaiópolis, Santa Catarina.
Abordar questões de gênero no meio rural e promover maior conscientização sobre o papel das mulheres são objetivos centrais do programa, uma parceria entre o Instituto Crescer Legal e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A iniciativa capacita egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, com foco especial na área de comunicação, preparando-as para se tornarem multiplicadoras de reflexões e conhecimento para jovens rurais e a comunidade, por meio de programas de rádio.
LEIA TAMBÉM: Inscrições para o concurso da educação na Prefeitura de Santa Cruz começam nesta quinta
Publicidade
Realizados no formato online, os encontros permitem que as participantes dividam suas experiências e reflexões em torno dos desafios vividos pelas mulheres no meio rural. Neste ano, elas se propuseram a tratar quatro temas centrais: o que é feminismo; creches no meio rural; mãe solo; e saúde da mulher.
A educadora Maria da Graça Vieira atua na formação desde 2019. “É sempre muito gratificante iniciar uma nova turma e acompanhar o desenvolvimento das jovens. Noto evolução em diversos aspectos, desde a forma de se comunicarem, passando pela escolha dos temas relevantes às causas femininas e uma maior segurança ao se posicionarem nas comunidades onde residem.”
Segundo ela, as jovens são estimuladas a pesquisar e refletir sobre temas do universo feminino, escolhidos pela própria turma. O resultado é transformado em roteiros de rádio.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Agentes encontram seis pessoas em situação análogas à escravidão em Candelária
Em agosto, as jovens realizaram entrevistas com pessoas próximas, como mães, avós, amigas, colegas de aula, professoras, bem como exercícios de escrita de roteiro e discussões sobre possíveis temas para os boletins. Elas também tiveram aula com os professores do Departamento de Comunicação da Unisc.
Já neste mês, participam de encontros virtuais e presenciais, organizados por polos. As atividades vão até outubro, quando elas devem finalizar a gravação dos boletins que serão divulgados em programas de rádio de entidades parceiras do instituto como, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e sindicatos representativos dos produtores rurais.
Publicidade
Também serão disponibilizados para download no site da instituição e posteriormente disseminados em agência de notícias de rádio, por meio de parceria com o SindiTabaco.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade