Regional

Programa de Recebimento de Embalagens passa por Encruzilhada do Sul

O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos passará por Encruzilhada do Sul no dia 11 de julho. A iniciativa é desenvolvida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e empresas associadas, em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Ao longo dos próximos meses, a programação ocorre de 15 de maio a 28 de julho, em 311 localidades rurais de 26 municípios da região Sul do Rio Grande do Sul.

Os roteiros são organizados para que os pontos de coleta sejam localizados próximos às propriedades rurais, evitando grandes deslocamentos para os produtores. Portanto, em Encruzilhada do Sul, as embalagens serão recolhidas na localidade de Chanã, no Salão Progresso, a partir das 8 horas; na localidade de Rincão dos Bica, com Valdemar F. Silva, a partir das 10 horas; na localidade Estação Experimental, no Salão União, após as 13h30; e por fim, na localidade de Encruzilhada, com José Framiro, a partir das 15h30.

LEIA TAMBÉM: Suspeito de planejar ataque a escola em Encruzilhada do Sul é preso pela Polícia Civil

Publicidade

“O programa tem o objetivo de preservar o meio ambiente e garantir a saúde e segurança dos produtores de tabaco que optam pela correta destinação das embalagens dos agrotóxicos. Há, ainda, o incentivo para que produtores armazenem as embalagens em local apropriado e para que façam a tríplice lavagem, o que aumenta a chance de reciclagem do recipiente”, afirma Iro Schünke, presidente do Sinditabaco.

Além de Encruzilhada, os caminhões da ação percorrem os seguintes municípios: Pelotas, Arroio do Padre, Piratini, Canguçu, Morro Redondo, Cerrito, Rio Grande, Turuçu, São Lourenço do Sul, Cristal, Chuvisca, Sertão Santana, Dom Feliciano, São Jerônimo, Amaral Ferrador, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Tapes, Camaquã, Mariana Pimental, Guaíba, Barra do Ribeiro, Butiá, Arroio dos Ratos e Barão do Triunfo.

O projeto

O Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos beneficia atualmente 106 mil produtores de tabaco por meio da coleta itinerante que percorre em torno de 1,8 mil pontos de recebimento no meio rural. São 10 roteiros que abrangem 381 municípios gaúchos e catarinenses. No Paraná, ações de recebimento de embalagens são apoiadas pelas indústrias de tabaco. Em atuação há 22 anos, o programa é uma importante ferramenta voltada à logística reversa. Dos recipientes coletados, 93% vai para reciclagem, dando origem a outros produtos plásticos, especialmente para construção civil. 

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Guilherme Andriolo

Nascido em 2005 em Santa Cruz do Sul, ingressou como estagiário no Portal Gaz logo no primeiro semestre de faculdade e desde então auxilia na produção de conteúdos multimídia.

Share
Published by
Guilherme Andriolo

This website uses cookies.