Para tentar amenizar a situação enfrentada pelos empreendedores de Vera Cruz com a pandemia, a Prefeitura encaminhou à Câmara de Vereadores na segunda-feira, 15, o projeto de lei que cria o Programa Municipal de Microcrédito Banco do Povo. O objetivo é colaborar com a manutenção do comércio, proporcionando condições para que os empresários possam prosseguir com suas atividades econômicas, através da concessão de microcrédito produtivo. A iniciativa também busca promover o desenvolvimento econômico e social mais harmônico e formar programas de parceria e cooperação para captação e destinação de recursos.
No início do ano, representantes do Banco do Povo já haviam procurado o município para oferecer orientação na obtenção de recursos de forma ágil e adequada, auxiliando na manutenção e criação de postos de trabalho e geração de renda, no âmbito do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
LEIA TAMBÉM: Funcionários do Hospital Vera Cruz buscam solução para salários atrasados
Publicidade
Segundo o prefeito Gilson Becker, essa é a forma encontrada pelo Executivo para incentivar o comércio e as empresas locais neste momento de dificuldades em razão da pandemia. “Também é uma maneira de retribuir a colaboração dos lojistas e prestadores de serviços que entenderam a necessidade de pausar as atividades para frear a contaminação pelo vírus”, enfatiza o prefeito.
O programa será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que prestará o atendimento aos empreendedores, acompanhamento e orientação sobre o planejamento do negócio, assim como o recebimento de documentação. O Banco do Povo será responsável pela avaliação dos riscos da operação e análise socioeconômica da necessidade de crédito e capacidade de endividamento.
O secretário Rafael Moraes afirma que este é um momento bastante delicado para o comércio local. “Dentro das possibilidades, estamos buscando alternativas na tentativa de amenizar a situação. O ideal seria a nossa economia girando normalmente; porém, como isso não é possível, em virtude dos protocolos, entendemos que o acesso ao microcrédito pode vir a auxiliar essas empresas”, avalia o líder da pasta.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS