A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), de Santa Cruz do Sul, está efetuando a entrega de calcário aos produtores inscritos na 6ª edição do Programa Municipal de Incentivo à Correção de Acidez do Solo. Nessa segunda-feira, 25, o produto foi entregue na propriedade de Maria Celedi Lopes, em Arroio do Couto. O período de entregas deverá se estender até a metade de abril.
Este ano, 100 produtores rurais serão beneficiados com a iniciativa. Cada um irá receber 15 toneladas, totalizando 1,5 mil toneladas. Esse volume será suficiente para corrigir 400 hectares de solo, melhorando sua produtividade e aumentando a renda do produtor rural.
A empresa vencedora da licitação foi a Cooperfumos que apresentou o menor preço – R$ 102,84 por tonelada. O município custeia metade desse valor e a outra metade é paga pelos próprios produtores, que são inscritos no programa mediante critérios como análise de solo, ser produtor familiar e não estar em dívida com o erário.
Publicidade
Desde que o programa foi instituído, 500 produtores já foram beneficiados. Até o momento, 1,8 mil hectares de lavouras já foram corrigidos. “O programa traz comodidade para o produtor rural que recebe o calcário diretamente em sua propriedade, sem se preocupar com o frete. É uma política pública que contribui significativamente para o aumento da produtividade no campo”, avaliou o secretário municipal de Agricultura, Elo Schneider. Em novembro, novas inscrições serão abertas para a próxima edição do programa.