Regional

Programa de apoio às sociedades de damas e cavalheiros deve ser lançado após eleições

A retomada de diversas festividades no interior de Santa Cruz do Sul chamou a atenção do governo municipal. Para resgatar e incentivar ainda mais a cultura e a história de integração comunitária, a Prefeitura deve lançar, após as eleições gerais, um programa de apoio financeiro às tradicionais sociedades de damas, de cavalheiros e de atiradores.

O anúncio do apoio foi feito pela prefeita Helena Hermany (PP) e o vice-prefeito Elstor Desbessell (PP) durante o Encontro de Sociedades em Linha Monte Alverne, na tarde desta segunda-feira, 25. A ideia do projeto surgiu após uma conversa com a bancada do Progressistas na Câmara, representada pelos vereadores Ilário Keller, Jair Eich e Henrique Hermany.

“Sabemos do sacrifício que essas sociedades passam para conseguir contratar uma banda, um ônibus, um equipamento de som. O apoio será para que sigam com essa tradição, assim como recentemente repassamos recursos para os clubes de futebol amador do interior”, afirmou Elstor.

Publicidade

LEIA MAIS: Dia do Colono e Motorista: data para celebrar tradição, história e trabalho

Em um primeiro momento, o Executivo irá abrir, a partir de hoje, um pré-cadastro para levantar a quantidade de grupos existentes e as suas principais necessidades. Até o dia 30 de setembro, os líderes podem acessar o site da Prefeitura ou irem presencialmente na Secretaria Municipal de Cultura (Rua Marechal Floriano, 19). Em uma análise inicial, já foram identificadas pelo menos 30 sociedades ainda ativas, algumas delas com mais de 100 anos.

“As sociedades de damas e cavalheiros representam a nossa tradição, a nossa cultura e a nossa história. Ouvimos falar que na Alemanha muitas delas já encerraram as atividades. Mas nós queremos fazer esse resgate para que mantenham sempre viva a chama da tradição germânica no município”, disse Helena.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.