Somente em janeiro, a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social de Venâncio Aires registrou a média de um novo imigrante acolhido no município por dia. Ao todo, 250 pessoas são assistidas pelo programa Setor de Imigrante, coordenado pela pasta. Em busca de melhores condições para a realização deste trabalho, a secretária Claidir Kerkoff e a assistente social responsável pelo programa, Sandra Andreia Mendonça Soares, estiveram no Serviço Jesuíta a Imigrantes e Refugiados Brasil, em Porto Alegre.
O programa é desenvolvido há um ano em Venâncio Aires e acompanha atualmente imigrantes de cinco países: Venezuela, Haiti, Argentina, Colômbia e El Salvador. Conforme a secretária, o programa recebe recursos do governo federal, porém com o aumento no número de pessoas assistidas, é preciso que os valores sejam revistos.
LEIA TAMBÉM: Imigrantes venezuelanos recebem assistência especial para as demandas na região
Publicidade
Além do atendimento na rede pública do município, como educação e saúde, os imigrantes têm à disposição em Venâncio Aires o acompanhamento a suas famílias, por meio de visitas dos profissionais da assistência social, concessão de benefícios eventuais e encaminhamento de documentação necessária para se regularizarem.
“Trabalhamos muito forte neste suporte à regularização dos imigrantes aqui no Brasil, já que isso pode garantir emprego e renda às famílias. Inclusive, a mão de obra daqueles que já conseguiram uma vaga no mercado de trabalho aqui em Venâncio Aires é muito elogiada pelos empregadores”, destaca Claidir.
LEIA TAMBÉM: Pesquisadores resgatam legado dos antepassados imigrantes em Santa Cruz
Publicidade
This website uses cookies.