Rio Pardo é mais um dos municípios da região contemplados por meio do Programa Arborização + Segura da RGE. Serão 150 mudas de árvores a serem plantadas nos próximos dias em parceria com a prefeitura. As intervenções estão previstas para a Avenida Andrade Neves. A ação visa substituir espécies em desacordo a rede elétrica, além de árvores que não estejam em condições adequadas para o contexto urbano ou ainda que representem riscos para a população.
LEIA MAIS: Programa Arborização + Segura planta mais de 150 mudas de árvores em Vera Cruz
Para o prefeito de Rio Pardo, Rogério Monteiro, a poda segura tem relevante importância para manter a saúde e a beleza das árvores, bem como, garantir a segurança da população. “Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essa parceria com a RGE trará benefícios econômicos, sociais, ambientais e estéticos”, enfatiza.
Publicidade
O analista de meio ambiente da RGE, Giulliano Gilioli Bindo, explica os benefícios do programa. “Além da proteção à vida da população, o Arborização + Segura também garante sombreamento e melhoria da qualidade do ar, controle da temperatura urbana e redução da poluição visual”.
Podas
Quanto aos trabalhos de poda, a RGE alerta que há equipes devidamente treinadas e capacitadas para realizar o trabalho. Além disso, utilizam o ferramental mais adequado para atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes. Contudo, a companhia também traz dicas para a população em geral que quiser executar algum tipo de poda. Confira:
- Jamais faça podas quando a árvore é muita próxima da rede elétrica ou mesmo os galhos toquem nos fios.
- Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
- Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorra faiscamento na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.
- Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar pode nessas condições.
- A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.
- Na dúvida entre sempre em contato com um de nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.
Publicidade
Quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso grupo de WhatsApp CLICANDO AQUI 📲 OU, no Telegram, em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!