Regional

Programa da JTI auxilia produtores a melhorarem as condições de plantio

Na próxima segunda-feira, 15, celebra-se o Dia Nacional da Conservação do Solo, uma data que destaca a importância de preservar e utilizar de forma adequada esse recurso fundamental para a agricultura e para o meio ambiente. Nesse contexto, o programa Aprimora Solo, desenvolvido pela Japan Tobacco International (JTI), destaca-se como uma iniciativa que visa melhorar as condições do solo dos produtores integrados por meio de ações de curto, médio e longo prazo, focadas em práticas de manejo e conservação.

Um exemplo concreto dos benefícios do programa é o caso de Nelson Marcos Nunes da Silva, produtor rural na localidade de Sete Léguas, em Boqueirão do Leão. Juntamente com o seu pai, Nelson Nunes da Silva, eles participaram do Aprimora Solo há quatro anos, focando na recuperação do solo de sua propriedade. Antes da intervenção, o espaço de terra onde se cultivava tabaco estava deteriorado e, como consequência, não se atingia o real potencial de produtividade. Mas, com a correta identificação de melhorias de manejos agronômicos e com a assistência dos técnicos de Agronomia da JTI, a família iniciou um trabalho de correção que resultou em melhorias significativas na produção.

LEIA TAMBÉM: Safra de grãos no Rio Grande do Sul deve ser 45% maior, aponta levantamento da Conab

Publicidade

“Vimos uma redução na necessidade de mão de obra com o plantio na palha sem a presença de inços, além de um aumento na produtividade e qualidade do tabaco, atribuído muito aos manejos realizados após as intervenções identificadas e melhoradas no solo na propriedade”, relata Nelson Marcos. O programa avalia indicadores químicos, físicos e biológicos do solo, permitindo recomendações personalizadas para cada lavoura do produtor como correção do solo, rotação de culturas, correta subsolagem, preparo do solo antecipado e uso de plantas de cobertura.

Tiago Schuck, supervisor de Pesquisa e Desenvolvimento da JTI, destaca a relevância do programa. “O Aprimora Solo tem como principal objetivo melhorar a qualidade do solo dos produtores integrados, visando à sustentabilidade e à produtividade nos ambientes agrícolas. Todos os técnicos de Agronomia da JTI já receberam inúmeras capacitações e estão preparados para avaliar a condição do solo, identificar melhorias necessárias e propor um manejo adequado para a realidade de cada propriedade e região”, explica.

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul tem alerta de chuva volumosa para os próximos dias; veja a previsão do tempo

Publicidade

O programa Aprimora Solo adota uma abordagem abrangente, avaliando indicadores químicos, físicos e biológicos do solo, como: pH, saturação de bases da CTC, resistência física à penetração das raízes (compactação), profundidade efetiva do solo e matéria orgânica da gleba avaliada. Schuck ressalta que as recomendações incluem práticas como: aplicação de calcário agrícola conforme a necessidade identificada na análise de solo, confecção de camalhões e terraços em desnível controlado, identificação da camada compactada e correta descompactação do solo, rotação de culturas, plantio direto com uso de plantas de cobertura para proteger o solo, com foco em manter e incrementar a matéria orgânica, bem como estruturar o solo fisicamente e promover aumento da atividade biológica.

Na Safra 2024, 1.378 produtores participam do programa, resultando em um total de 4.613 melhorias implementadas. Essas ações visam não só incrementar a produtividade, mas também a qualidade do produto final, como destaca Schuck. “As melhorias implementadas proporcionam um ambiente de solo adequado, resultando em aumento da produtividade e qualidade, principalmente para o tabaco.”

LEIA TAMBÉM: Especialista apresenta ferramentas comportamentais para impulsionar os negócios

Publicidade

Além das ações práticas, os produtores integrados da JTI recebem capacitações sobre práticas conservacionistas de solo em reuniões técnicas e Dias de ADET (ADET – Centro de Desenvolvimento e Treinamento em Extensão Rural), evento realizado anualmente pela JTI e que tem por objetivo compartilhar com produtores integrados as mais avançadas técnicas e práticas voltadas à produção de tabaco. Em 2023, 2.455 participantes foram capacitados em dias de campo e reuniões técnicas, enquanto 650 foram beneficiados pelo evento Dia de ADET.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Heloísa Corrêa

Heloisa Corrêa nasceu em 9 de junho de 1993, em Candelária, no Rio Grande do Sul. Tem formação técnica em magistério e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo. Trabalha em redações jornalísticas desde 2013, passando por cargos como estagiária, repórter e coordenadora de redação. Entre 2018 e 2019, teve experiência com Marketing de Conteúdo. Desde 2021, trabalha na Gazeta Grupo de Comunicações, com foco no Portal Gaz. Nessa unidade, desde fevereiro de 2023, atua como editora-executiva.

Share
Published by
Heloísa Corrêa

This website uses cookies.