O programa Santa Cruz Speaks English, da Associação Comercial e Industrial (ACI) do município, foi oficialmente aberto no último sábado, 29. A iniciativa é o resultado de uma parceria entre a ACI, por meio da Diretoria de Negócios Internacionais, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a escola Anelize Winter Idiomas e Intercâmbios. O evento, realizado na sede da escola, em Linha Santa Cruz, reuniu as lideranças das entidades parceiras, a direção da Associação dos Moradores do Bairro Linha Santa Cruz (Amorlisc) e alunos da localidade.
O programa visa proporcionar a inserção dos jovens da rede pública no mundo do trabalho através da língua inglesa. O projeto foi oferecido a todas as escolas estaduais de Santa Cruz do Sul, regidas pela 6ª CRE, por meio da oferta de dez bolsas de estudo destinadas a alunos a partir do 9º ano até o ensino médio, para a realização de um módulo de Inglês nível básico. Dentre as vantagens oferecidas, o programa prevê 100% de desconto no curso e o acompanhamento especializado de um grupo de líderes empresários e executivos associados à ACI na preparação da inserção do aluno no mundo do trabalho.
Em julho deste ano, já com a aprovação das entidades parceiras, o projeto Santa Cruz Speaks English foi apresentado aos diretores das 18 escolas estaduais de Santa Cruz do Sul, em reunião na 6ª CRE. O prazo de inscrições se encerrou em 27 de agosto e a escola estadual Monte Alverne será a única a participar desta edição. O vice-presidente da Amorlisc, Ricardo Bringmann, destacou na cerimônia a importância da iniciativa. “Colocamos a Associação à disposição, no sentido de contribuir para que mais jovens possam usufruir e se beneficiar do conhecimento relevante que a língua universal propicia,” afirmou.
Publicidade
Para o professor e Coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o projeto é um grande diferencial na preparação da geração futura. “O domínio do inglês entre os brasileiros é tão baixo que o Brasil ocupa a 41ª colocação de um ranking de 70 países”.
Visão global
De acordo com a empreendedora e diretora da ACI, Anelize Winterhalter, o principal objetivo do projeto é oferecer oportunidades de relações, de vivência e aprendizado em várias áreas do mundo do trabalho, por meio da língua inglesa. “Hoje, o conhecimento do idioma global já não é mais o diferencial, mas sim um item fundamental no currículo para um profissional e acadêmico preparado”, afirma.
A ACI, neste sentido, entende que o projeto é importante para uma transformação cultural na cidade. “Santa Cruz do Sul é uma cidade cada vez mais internacional”, destaca o presidente da ACI, Lucas Rubinger.
Publicidade