Regional

Programa Cidade Empreendedora vai priorizar atingidos por catástrofes em 2025

Com um histórico de impacto positivo em mais de 90 municípios gaúchos, o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, se prepara para uma nova etapa em 2025. O foco será o fortalecimento de cidades atingidas pelos alagamentos ocorridos em maio deste ano. O objetivo é promover a recuperação econômica e o desenvolvimento, consolidando o Rio Grande do Sul como um dos estados mais atrativos para negócios no Brasil.

A gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros, explica que o foco do Cidade Empreendedora em 2025 será firmar 20 novos contratos com municípios atingidos pelos alagamentos de maio e que enfrentaram situações de calamidade. “Os resultados obtidos e a estrutura do programa nos dão a certeza de que é possível contribuir para mitigar os impactos negativos dessa catástrofe climática. Readequamos o programa e inserimos uma solução específica para ajudar os municípios a identificar quais foram os impactos e criar um plano de retomada econômica”, salienta.

LEIA TAMBÉM: IPTU pode ser pago com até 20% de desconto em Rio Pardo

Publicidade

O Cidade Empreendedora tem se destacado por aliar soluções práticas e estratégicas à realidade de cada município. Segundo Janaína, o programa tem gerado resultados significativos, que vão desde a simplificação de processos de abertura e licenciamento de empresas até a implementação de políticas públicas de incentivo à educação empreendedora nas escolas.

Ela destaca que, para o próximo ano, além do trabalho com os 20 novos municípios, haverá continuidade na execução do programa em mais de 60 cidades. “Para aqueles que já concluíram o plano e também se encontravam em situação de calamidade, o Sebrae RS vai oferecer algumas ações específicas de mercado para micro e pequenas empresas a partir das compras públicas”, ressalta a gerente. A intenção é que os recursos circulem dentro de cada cidade, de maneira a gerar emprego e renda para a população.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.