Categories: Regional

Programa busca valorizar a cultura da erva-mate

Desde o início do ano, o Programa Gaúcho para a Qualidade e a Valorização da Erva-mate já realizou cinco seminários e ainda estão planejadas mais atividades com representantes de ervateiras e produtores. O projeto, que começou a ser estruturado no ano passado, tem o objetivo de resgatar, multiplicar e conservar o material genético da erva-mate (Ilex paraguariensis).

Segundo o extensionista rural agropecuário da regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, Vivairo Zago, as ações são focadas na qualificação de extensionistas, produtores, além de representantes de empresas. Mesmo durante a pandemia, o projeto pode ser levado à frente, já que os seminários ocorreram de forma virtual. Agora, com o avanço da vacinação, algumas atividades poderão ser realizadas presencialmente, pois precisam da parte prática para melhor desempenho dos capacitados. Também no âmbito do programa, foi feito um diagnóstico sobre qualidade nutricional dos ervais – análise de solo de algumas propriedades de produtores.

LEIA MAIS: Programa de apoio e novas técnicas animam produtores de erva-mate

Publicidade

Na área da regional de Soledade, conforme Zago, são oito municípios que trabalham com a cultura, compreendendo uma área de aproximadamente 5 mil hectares. “A erva-mate é uma planta que tem um aspecto cultural e, logicamente, comercial. A ideia do programa é justamente trabalharmos a questão do manejo para termos mais produtividade, consequentemente mais renda e qualidade no produto final para beneficiar o consumidor e o produtor, que terá melhor rentabilidade. Hoje a cultura está em um bom momento de preço, o pessoal que está vendendo está tendo uma boa remuneração”, comenta.

O extensionista completa que, até o final do ano, o planejamento conta com um curso de boas práticas de fabricação em parceria com o Instituto Brasileiro da Erva-Mate (Ibramate), que será realizado com ervateiras ainda neste mês, no município de Itapuca. Já em novembro, haverá um curso de boas práticas agrícolas, em local que será definido.

LEIA MAIS: Cadeia da erva-mate busca recuperação após declínio

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.