Categories: Regional

Programa Berço das Águas recebe inscrições

O escritório da Emater/RS-Ascar de Sinimbu está com inscrições abertas para os interessados em participar do Programa Municipal Berço das Águas. O prazo se encerrará no dia 30 deste mês. As famílias devem levar até a Emater seus documentos pessoais, Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), recibo do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e documentação da imóvel.

O Programa Berço das Águas foi criado em 2018 pela Prefeitura de Sinimbu, em parceria com o escritório municipal da Emater. Seu objetivo  é melhorar a qualidade da água consumida pelas famílias, preservando, protegendo e recuperando as nascentes e áreas de preservação permanente. Desde a sua implantação, mais de 40 famílias já foram beneficiadas, com a recuperação de mais de 30 nascentes. O propósito é promover o uso sustentável da água e do solo, a partir da preservação desses recursos por meio de técnicas e ações conservacionistas, tais como preservação e recuperação de matas ciliares; proteção e recuperação de nascentes; recuperação e proteção do solo com uso de plantas e demarcação e implantação de terraços e/ou curvas de nível.

A Emater, juntamente com a Prefeitura, através das secretarias da Saúde e Bem-Estar Social e Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, faz inicialmente visitas para um diagnóstico da situação atual e coleta da água para análise. Posteriormente, são executadas ações de proteção da água e do solo. Parte do recurso utilizado na compra dos materiais usados para a realização dessas ações é reembolsada em 60% pela Prefeitura, com limite de R$ 600,00. Após a conclusão das atividades, são feitas novamente análises da água para verificação da melhoria de sua qualidade.

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.