Regional

Programa Arborização + Segura vai plantar 200 árvores em Vera Cruz

A RGE está implementando o projeto de embelezamento seguro, de ruas e avenidas, em Vera Cruz. Através do Programa Arborização + Segura, realizado em parceria com a Prefeitura, será realizado o plantio de 200 mudas adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população, além da substituição gradativa de árvores, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana. 

As ações ocorrem nas ruas João Ortiz e Osvaldo Kurtz, São Francisco, Octaviano Tavares e Francisco Hoff com Otmar Krause. A RGE ampliou os investimentos para 2022 do Programa Arborização + Segura, para R$ 2,2 milhões. No município de Vera Cruz serão implementadas as espécies Quaresmeira Roxa e Pata de Vacaespécies capazes de se desenvolver em harmonia com a infraestrutura dos locais determinados.

LEIA TAMBÉM: Comunidade planta mais de 200 mudas de árvores em Rio Pardense

Publicidade

A distribuidora identifica espécies arbóreas que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal. As equipes da RGE realizam a substituição da árvore, bem como a destoca e o conserto da calçada.

Em 2021, foi investido R$ 1,8 milhão nas ações do projeto entre os mais de 26 municípios que fazem parte do programa. A coordenadora de meio ambiente da RGE, Mônica Leite, afirma que as ações, em parceria com as prefeituras são fundamentais para dar mais segurança à comunidade e maior confiabilidade ao sistema elétrico.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Sinimbu lança Manual de Podas Urbanas

Publicidade

A companhia destaca ainda que todas as ações de manejo e intervenções junto à vegetação seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT, que trazem os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo da rede, sendo realizadas visando ao menor impacto visual e ambiental possíveis. As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes. O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

Confira algumas dicas de segurança para podar árvores:

  • Jamais faça podas quando a árvore está muita próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.
  • Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.
  • Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.
  • Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.
  • A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura. A RGE realiza podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e para a rede elétrica.

LEIA TAMBÉM: Guardiões dos Ipês estão firmes na luta pela arborização de Santa Cruz

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.