A RGE fechou o ano de 2022 com investimento de R$ 2 milhões de reais no Projeto Arborização + Segura. Esse foi o maior valor implementado no projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas, nos últimos anos. Foram plantadas 6,4 mil mudas, totalizando 19,8 mil desde o início do projeto em 2018. Além disso, foram substituídas outras 1,6 mil árvores que apresentavam riscos à população e ao sistema elétrico, totalizando 5,4 mil substituições nos último quatro anos.
A RGE disponibiliza um catálogo de mudas e as próprias prefeituras escolhem as espécies, levando em conta o porte e o local de plantio. Em áreas mais afastadas da rede e com mais espaço são executados plantios de árvores maiores. Já nos locais embaixo ou próximo à rede apenas árvores de menor porte.
LEIA TAMBÉM: Saiba o que é mito e verdade sobre consumo e redução de valor na conta de energia elétrica
Publicidade
A distribuidora faz o levantamento de árvores que se enquadram em perfil crítico para risco de interferência, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelas prefeituras. As equipes realizam a supressão da árvore, bem como a remoção das raízes e o conserto da calçada. A RGE faz, ainda, um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas, por conta própria, já que muitos moradores plantam árvores nas vias públicas de forma desordenada e sem o devido conhecimento, causando interferências nas redes e até a necessidade de futuras podas ou substituições de árvores.
A coordenadora de Meio Ambiente da RGE, Mônica Leite, destaca que o Programa Arborização + Segura possibilita o plantio de mudas adequadas ao ambiente urbano, de forma que não afetem a rede elétrica ou coloquem em risco a população. “Além disso, permite, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual”, diz.
LEIA TAMBÉM: Após reclamação de moradores, RGE explica como realiza as podas em árvores
Publicidade
Em 2022, as ações de plantio e substituição ocorreram em 24 municípios, dentre eles, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vale do Sol e Vera Cruz. No total, mais de 40 cidades possuem projetos já implantados ou em tratativas para novas parcerias em toda a área de concessão da RGE.
Quanto aos trabalhos de poda, a RGE alerta que há equipes devidamente treinadas e capacitadas para realizar o trabalho. Além disso, utilizam o ferramental mais adequado para atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes. Contudo, a companhia também traz dicas para a população em geral que quiser executar algum tipo de poda. Confira:
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.