Uma iniciativa que contempla papais e mamães de primeira viagem é mais uma ação implementada pelo programa de prevenção à violência Pacto Santa Cruz pela Paz. Denominada AME, tem como foco dar suporte aos responsáveis diretos pelas crianças de até 6 anos e também aos cuidadores dos pequenos. Na unidade da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Glória, por exemplo, quem recebe orientações é a dona de casa Tatiana Gomes Chaves, de 22 anos.
Mãe de Arthur, de 1 ano e 1 mês, ela participa dos encontros – oito no total – promovidos com as agentes comunitárias de saúde. “Como é meu primeiro filho, minha tia foi quem me ajudou muito no início. E aqui, nesses encontros, sempre tenho algo a aprender, porque ser mãe não é fácil”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Câncer de mama e gravidez: veja mitos e verdades sobre ter filhos após o diagnóstico
Publicidade
Na ESF Glória, as reuniões ocorrem toda sexta-feira. De acordo com uma das facilitadoras do programa AME na unidade de saúde, Joana D’arc dos Santos, os resultados estão sendo muito positivos. “Muitas mães vêm com aprendizados dos avós ou da própria mãe, e em muitas coisas conseguimos apresentar um novo olhar sobre o cuidado com o desenvolvimento da criança. Estão colhendo bons frutos com o programa”, afirmou.
O coordenador-adjunto da Atenção Básica, enfermeiro Alexandre Butzge, também avalia a importância da iniciativa. “No programa AME Parentalidade Positiva, as crianças devem respeitar seus pais. Porém, o respeito é uma via de mão dupla, ou seja, pais também precisam respeitar as crianças. Muitas famílias mantêm uma hierarquia muito rígida, e o objetivo final é criar crianças e adolescentes de forma mais respeitosa, compreensiva, empática e atenciosa. A parentalidade positiva não apoia castigos, punições nem qualquer tipo de violência”, explica.
LEIA TAMBÉM: Entenda quais são os tipos de depressão e riscos que acarretam à saúde
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.